Chat 02 a 08/mar

01mar09

chatOlá, pessoal!

Já adiantei e segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, responder e interagir com todos os leitores(as)!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.
Além dos RSS do post e comentários logo abaixo.

Acompanhe este blog via RSSAcompanhe os comentários via RSSO que é isso?



84 Responses to “Chat 02 a 08/mar”

  1. 1 s0uls

    Caro Leitao, Boa Tarde!

    Bom, bovespa parece ter dado uma respirado nos ultimos 2 dias..

    Voce atribui essas quedas da semana passada e começo dessa semana a realizações antes do grande Salto, ou vai parece mesmo que vai chegar aos 25 como muitos estão falando por ai ?

    Um Abraço

  2. 2 Humberto

    Leitão
    Valeu pela dica dos livros “O investidor inteligente” do Benjamin Graham e o “Faça Fortuna com Ações” do Décio Bazin. Estou lendo os dois e realmente são ótimos. Para a galera que está interessada vale a pena.
    Outra coisa, eu observo que você usa basicamente suas linhas de suporte e resistência, mas não vejo você fazer nenhum comentário sobre as figuras dos candles. Sei que é avesso aos indicadores (macd, ifr, …), ok, mas, não vale a pena observar algumas formações de candles, principalmente as de reversões de tendência??? Não pode confirmar alguns movimentos???
    Um abraço

    Humberto

  3. 3 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Passei apenas para desejar uma boa semana.
    Ahh!! E já que estou aki vamos perguntar das video-aulas. Será que teremos ainda neste 1o semestre?
    Abs
    Silvio

  4. 4 Silvio Luis

    Leitão acompanho CSNA3 e com o fechamento de sexta -feira ela perdeu a linha de suporte em base de fechamento que aparece em seu gráfico. Neste ponto ainda vale uma entrada para especulação ou seria mais prudente já que ela fechou abaixo do suporte esperarmos um recuo até o proximo suporte?
    Abs
    Silvio

  5. 5 Luis

    Fala Humberto, beleza? Me diz uma coisa, só fazendo um pequeno parêntese, agradeceria se pudesse revelar por quanto você conseguiu comprar os livros. E caso tenha comprado pela internet, foi por onde?

    Abraço.

  6. A pergunta do Humberto sobre os candles tbm me interessa.

    Eu meio que me desencanei de ficar memorizando nomes e formações. No entanto eu só olho gráficos com candles. Eu simplesmente tento falar comigo que abriu em +- tanto, fechou em +- tanto, teve tal máxima e tal mínima, e baseado nisto me pergunto se estamos em um momento de indecisão, de ganância ou de medo….

    Tô me baseando mesmo em linhas de suporte e resistência, em análises do gráfico diário e semanal, além de sempre dar uma verificadinha no Heiken-Ashi. Compensa memorizar formações de candles mesmo? Dá um trabalho do cão identifica-los….

  7. 7 Leitão

    Oi Souls!
    Bom dia!
    Eu não atribuo alta ou queda a nada não. Não devemos nos preocupar em explicar os motivos de alta ou queda, isso é para Jornalista. O que a gente faz é identificar o movimento da massa, e os motivos deixa os jornalistas enrolarem prá lá. :-)

    Por Hora, o IBOV está acima de sua resistência e linha de alta, e essa semana é decisiva, pois vamos assistir o lado vencedor: Oferta ou Procura. Os motivos não interessam. Interessa saber qual lado ganhou a briga.

    Oi Humberto!
    Legal! São os únicos livros responsáveis que tenho coragem de indicar.
    Quanto aos Candles, são uma poderosa ferramenta de leitura de psicologia de massa. Coisa de orientais, e nisso os orientais são bons mesmo!
    Não aplico nos meus gráficos diretamente, mas uso também para leitura diária.
    (boa dica! acho que vou fazer uma vídeo-aula só sobre candles, é bem útil mesmo)

    Oi Silvio! Hehehe
    Obrigado! Boa semana pra você também!
    Bem, se tudo der certo, vou ter férias da empresa em maio, e até junho devo conseguir terminar tudo! Tomara! Está ficando muito bom, e estou gostando do resultado.

    Quanto a CSN, agora que perdeu o suporte o negócio é ficar de fora só no camarote. Não é prudente entrar agora… vamos esperar que o mercado dê sopa pra gente, e não o contrário.

    Oi Carlos!
    Respondi para o Humberto logo acima… a teoria de Candles é extensa e cheia de mitos mesmo, de tudo que existe, somente aplicamos uns 10%, o resto é lixo. Também ralei muito com isso. Mas os Candles realmente são uma excelente ferramenta de leitura de psicologia de massa, que é o que eu uso na Análise Gráfica. Vou colocar na lista e fazer umas vídeo-aulas sobre isso também. Vale a pena pois é bom mesmo…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Lucas

    Leitão Gostaria de saber da GGBR4 vendo o grafico dela vejo q ela está abaixo das outras ações de mineradoras e siderugicas será q se o ibov essa semana romper os 37 mil pontos ela poderá romper o patamar dos 11,00? seria uma boa entrar vendido nela?

    E o que vc me falou sobre a vivo ser um fumo cada dia tenho mais certeza entrei vendido nela a 38,00 e nada dela desabar Abrçs

    Parabéns pelo blog

  9. 9 Leitão

    Oi Lucas!
    Bem, não devemos cair na tentação de ficar prevendo o futuro. Por hora, ela está conforme postei no último gráfico. Lá na região onde projeta a queda (por volta dos 11,00 ela tende a reagir, então é momento de compra).

    Depois que chegar lá, aí fazemos nova análise, para ler o que o mercado nos diz.

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Leitão

    Pessoal, uma dica!
    Acompanhem a ITSA4… hoje começou a dar sopa… vejam o último gráfico e acompanhem durante a semana. Pode dar oportunidade para uma Especulação. (Para Investimento o preço já está legal, e pode melhorar!)

    Abraços!
    Leitão

  11. 11 Lúcia

    Oi Leitão!
    Já estou de olho na ITSA4 e VALE5 pra especular no suporte de RS25,00.

  12. 12 Lúcia

    IBOV no suporte e DJ derretendo, que medo Leitão!
    Por outro lado, boas oportunidades de investimento aparecendo.
    O que vc acha de ARCZ6 e SDIA4? Estão na mínima da crise.

    Beijos

  13. 13 Leitão

    Oi Lúcia!
    Isso mesmo, as duas… e tem a Guerdau correndo por fora… de olho nelas!
    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Leitão

    Lúcia,
    Não posso dizer pois não acompanho Aracruz e Sadia. A Aracruz pelo que sei não tem boa gestão… Mas para dizer se são boas ou más empresas demanda mais estudo. O preço com certeza está bem baixo, só que preço baixo não é sinônimo de oportunidade. Porcaria barata continua sendo porcaria. (Mas como disse, demanda mais estudo… talvez a Sadia seja boa empresa, não sei dizer).
    Abraços!
    Leitão

  15. 15 thiago

    Leitão a Itsa4 e a guerdau estão bem proximas do objetivo de queda, mas djones e o ibov tem folego para ir bem mais abaixo, será que não seria melhor esperar uma definição posto que vale, petro, usim e csna estão longe do fundo formado em outubro passado, tendo em vista que estas são empresas importantes para o indice?

    Sei que é para operar com stop e com uma estrategia bem montada é possivel especular neste objetivo, mas ando ressabiado demais com os fatores externos.

    abraços e boa semana de trades

  16. 16 Leitão

    Oi Thiago!
    A palavra chave é Frieza. Por isso não se pode assistir telejornais nessas horas. Nos jornais devem estar falando que o mundo está acabando, que algum meteoro vai atingir Nova York nos próximos dias, ou algum plano do governo de Madasgascar não foi aprovado, etc…

    Não pode ter emoção nessas horas. Tendo frieza, você decide, se está confortável Especular agora ou não. Se você considera que está com vantagens agora ou não. Se deve ficar só olhando e assistindo de camarote ou não.

    A gente tem Análise + Estratégia, e na hora que ela pede para agir, não devemos hesitar. Agimos, seja essa ação Comprar ou Não Comprar.

    Rapadura é doce mas não é mole não :-)

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Monica

    Oi Leitão, oi pessoal
    Semana começando boa pra quem tá com uma graninha sobrando heim?!

    Leitão, De acordo com seu gráfico 6,50 pra ITSA4 é bom pra comprar e 10,xx é bom pra vender? Acha que isso acontece em quanto tempo?

  18. 18 Leitão

    Oi Mônica!
    Pois é… quanto mais cai, melhor! :-)

    Bem, a ITSA4 está quase no objetivo de queda, ponto onde tende a dar um repique. É tiro curto, Especulação rápida e lucro pequeno, só para o momento.

    Não tem previsão de futuro não. É como pegar um ônibus no centro: a cada ponto
    de parada, perguntamos ao motorista para onde ele vai, e decidimos se continuamos no ônibus ou pulamos no ponto.

    Mas controle a vontade de comprar: espere o mercado dar sopa pra você…
    Abraço!
    Leitão
    PS.: AH! E não esquece daquela estratégia que lhe falei… Se você vai Especular agora, faça isso com o troco que separou só para isso, não misture esse troco com aquele dinheiro para Investimento não.

  19. 19 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Sei que vc não é muito fã do Alexander Elder, mas o que você acha da regra 2% e 6% para gerenciamento de risco do capital, limitando a sua perda em no máximo 2% do seu patrimonio que dispõe para especular em renda variavel.
    Ou você teria uma outra sugestão para que possamos sobreviver nesta selva.
    Abs
    Silvio

  20. 20 Leitão

    Oi Silvio!
    Não é bem assim não. Essa regra é muito mecânica e simplista. O buraco é mais em baixo. Envolve conceitos como: Tipo de Estratégia, Gerenciamento de Risco, Gerenciamento de Capital, Tipo de Operação, Risco/Retorno (que está ligado ao Tipo de Estratégia). Isso sem falar do conceito fundamental de diferenciar e separar as estratégias Especulativas das estratégias de Investimento.

    Vou explicar isso em detalhes depois, nas vídeo-aulas :-)

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 thiago

    leitão com o dinheiro do lado de fora é bem mais facil pensar!!!!
    eu realmente estou esperando uma boa orportunidade no zag do Ibov, se ele não perder a reta de alta hj!!!!!!

    enfim, segunda feirazinha muito boa pra quem tá liquido!!!!!!!

    abraços

  22. 22 Humberto

    Luis
    Eu comprei os livros nos seguintes endereços: “O investidor inteligente” do Benjamin Graham, na livrariacultura.com.br (R$ 74,40, com frete incluído) e “Faça fortuna com ações” do Decio Bazin, na ciadoslivros.com.br (R$ 48,84, com frete incluído).
    Um abraço

    Humberto

  23. 23 Monica

    Ahhhh sim Leitão. Vou comprar ITSA4 com o dinheiro que separei pra isso :-)
    As ações pra longo prazo são outra estória…estas, estou comprando devagar como você sugeriu. Quando cair bemmmm eu compro denovo!

    Abraço

  24. 24 Silvio Luis

    Oi Leitão, Vc comentou que ITSA4 estava em um bom ponto para especulação,fechando próximo do suporte, mas não seria mais prudente esperar um candle de reversão já que ela fechou com este candle feio de baixa?
    Abs
    Silvio

  25. 25 Polycrav

    Caro Amigo Suíno,

    Tive a felicidade de cair nesse espaço e descobrir que você está VIVO!
    Portanto, estou passando para deixar um grande abraço e desejar sorte para o seu blog, e porque não, no mercado também.
    Você abandonou o circo BRSM! Pensei que tinha jogado a toalha!

    Abração,

    Poly

  26. 26 Leitão

    Oi Mônica e Silvio!
    O candle de hoje foi muito feio mesmo, indica muita oferta e pouca demanda. Melhor espera mais um dia (ou o tempo que for necessário) até aparecer um candle de reversão.

    Sempre esperando o mercado dar sopa pra gente, e nunca dando sopa para ele, pois o mercado não tem dó mesmo. :-)

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 Leitão

    Oi Poly!! Que bom ver você por aqui rapaz!!
    Fiquei feliz agora!!

    Pois é, escapei da ceia de Natal… rssss

    Não joguei a toalha não! Pelo contrário, entrei de cabeça e hoje me especializei 100% em mercado financeiro. Respiro isso aqui!

    Devo muito do que aprendi ao BRSM e a velha guarda: Paulo, SER-, Lula00, Matumafa, Yo.., Bulli, MrM, Grande, e claro, ao maluco do Grafista.

    Não participo muito lá mais porquê realmente ando sem tempo para Fóruns, e tenho dedicado muito aos estudos autônomos e ao próprio blog. Tenho feito grandes amigos por aqui, e o papo aqui é sempre sadio, graças à cortesia de todos.

    Um grande abraço e vê se aparece mais vezes… isso aqui é minha cozinha! Você com certeza só tem a acrescentar ao conteúdo aqui!

    Abraço mais uma vez!
    Leitão

  28. 28 Atanásio

    Caro Leitão,

    Primeiramente, é meu primeiro post e devo te congratular pela elevada qualidade do teu blog, pela tua dedicação e didática e pela atenção dispensada a todos. O blog realmente é show !
    Bom, e quanto ao que interessa, minha dúvida é o seguinte : qual o suporte exatamente que tu tinha projetado para esse mergulho que o IBOV deu após os 43 000 ptos ?? Eu achava que seria por volta dos 37 000 ptos , mas ontem a mínima chegou na casa do 36 300 , meu medo é achar que tenha perdido esse importante suporte … Qual tua opinião ?? Ainda tá SUPORTável ??? ou já era ??

    Abraços …

  29. 29 Leitão

    Olá, Atanásio!
    Muito obrigado pelos elogios! Seja bem vindo, e fique à vontade para participar!

    O IBOV está conforme o último gráfico que postei, e até o momento (3/3, 12:48), está em cima do suporte (36xxxx).

    Como o candle de ondem demonstrou muita Oferta esmagando a Procura, é prudente esperar um candle melhor.

    O que é um suporte? Um suporte é uma memória de preços. A Massa entende que, neste nível, os preços ficam atraentes para o momento, e entra comprando, aumentando a Procura, e elevando os preços.

    O que acontece quando um suporte é perdido? Um suporte perdido indica que a Massa de compradores não considerou os preços atraentes no nível citado, e a Oferta fica maior que a Procura, e os preços tendem a cair ainda mais… Perdeu um suporte, o Medo, sentimento geral da Massa, é como lenha na fogueira, aumentando cada vez mais a Oferta…

    Mas então é arriscado comprar em um suporte? Sim, pois não existe previsão de futuro. Existe sim Probabilidade ao seu favor. Preços em cima de um suporte, com candle de reversão, é sinal que a Probabilidade está a nosso favor.

    Sem probabilidade favorável, é como jogar cara ou coroa, a gente tem 50% de chances de acertar e 50% de chances de errar. Isso é para Jogador. E aqui nós não somos Jogadores, somos Investidores e Especuladores.

    Um Investidor não fica com medo, pois se subir, ele acha bom, se cair, ele acha melhor ainda.

    Um Especulador não fica com medo, pois se ele comprou e subiu, ele acha bom, se ele comprou e caiu, ele já planejou isso também, e toma sua atitude. E o Especulador é esperto igual jacaré na beira do lago. Fica parado esperando o cervo dar mole… quando o cervo dá mole, ele dá o bote certeiro.

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Leitão

    Boa tarde, pessoal!
    (3/3 – 13:05) De todas, a que está com cara que vai dar mais sopa é a Guerdau, pois já desvalorizou muito, antes das outras, que ainda estão desvalorizando.
    Olho nela! (Tanto para Especular quanto para Investir!)

    Abraços!
    Leitão

  31. 31 Lucas

    Leitão ta pedra 2 mil GGBR4 a 11,00 Pra investimento Seria uma boa?

  32. 32 Leitão

    Oi Lucas!
    Para Investimento está excelente! Mas é para comprar e deixar 5 anos!
    Abraço!
    Leitão

  33. 33 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Você acompanha o mercado em tempo real?
    A plataforma que você usa é o metastock com atualização final do dia e caso vc acompanhe em tempo real utilza a mesma plataforma ou uma outra e qual seria?
    Abs
    Silvio

  34. 34 lucas de oliveira

    Leitão a sua colocação q seria um bom investimento se resgatado daqui uns 5 anos me assustou um pouco!! será q a bolsa vai ficar nesse patamar dos 36 mill pontos muito tempo? Alguma projeção nela para os próximos meses?

  35. 35 Sam

    Lucas

    Não foi isso que Leitão quis dizer ..

    Como estamos próximos a um objetivo … que coincide com o fundo ( da ggbr4 especificamente ) desde o inicio da crise … isso faz com que esse ( fundo ) seja um suporte forte … que se respeitado pelo mercado ( independente do que aconteça com o ibov )cria oportunidade de compra não apenas para especulação …mas principalmente para investimento ( LP ).

    PS. Não existem “projeções” para os proximos meses…o gráfico nos dá dicas…mas a palavra final vem do mercado…que por sua vez está em completa indefinição…

    CRISE = TENDÊNCIA INDEFINIDA

    Leitão…me corrija se eu estiver errado.

  36. 36 Sam

    É claro que mesmo quem compre p investimento ( manter em custódia por 2, 3, 5 anos ) vai ter que suportar muitas oscilações até lá… mas compensa saber que comprou no fundoo ( se é que esse será mesmo o fundo dessa crise ).

    Ganha não apenas com a valorização do preço do ativo …mas tb com possiveis dividendos pagos aos acionistas, Juros sobre capital, etc.

    Especulação >> Aumenta margem, pagas umas continhas final do mês rs

    Investimento >> Cria Patrimônio, Encurta o prazo para a conquista da liberdade financeira ..

  37. 37 Sam

    Lembrei de outra… rs

    Investimento >> Juros sobre Juros.

    “Não sei se o diabo inventou o $$, mas com certeza DEUS foi quem inventou os juros compostos” hehe

  38. 38 Lucas

    hehehe
    Pois é Sam eu só fiz esse comentario para uma conversa um pouco informal mesmo, pq gosto de discutir sobre o Mercado se Tivesse um Chat fica lá o dia inteiro kkk…

    “Não sei se o diabo inventou o $$, mas com certeza DEUS foi quem inventou os juros compostos” hehe

    Essa foi ótima

  39. 39 Leitão

    Oi Silvio!
    Uso metastock end-of-day mesmo, e no intraday, eventualmente acompanho quando quero fazer uma entrada especulativa. Uso os gráficos em tempo real da banif mesmo, são simples e direto, e neste caso não aplico nenhum indicador, só o gráfico de preços puro mesmo.

    Oi Lucas!
    Especulação a gente faz doido pra vender o quanto antes. Investimento não. A gente compra sem pressa de vender, e nem pensa em vender. Cinco anos é uma referência qualquer, mas quando Investimos bem (empresa boa e barata) não pensamos em vender. Por exemplo: Você compra um apartamento e fica imaginando quando vai vender? Não. Você compra um apartamento, e deixa valorizar à vontade… um belo dia, você vê que está muito valorizado, e você enjoou de ser dono dele, e vende bem. É a mesma coisa.
    Sei que sou repetitivo nisso, mas é muito importante separar na cabeça o que é Especulação do que é Investimento – são coisas totalmente diferentes.

    Oi Sam!
    Hehehehe!
    Isso ai!! Está boa para Especulação porque está dando sopa, em cima de suporte, com Probabilidade a nosso favor. E está boa para Investimento porque é uma excelente empresa, e está muito barata. É como comprar um apartamento de 500k pagando apenas 200k.
    Aquela frase é ótima, não conhecia! kkkk

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  40. seu leitão, sou aquele jogador que você fala, faço tudo errado, tive um palpite na bisa3 e comprei um monte a 2,12 em janeiro e até agora só caiu. Dizem que seu preço real é de um potencial de alta de 312%. faço o que? fico esperando ela reagir ? pode me mandar algum diagnóstico? agradeço.

  41. 41 Leitão

    Oi Samuel!
    Não acompanho bisa3, então fico limitado, mas vou tentar ajudar:

    Se você já lê o blog a mais tempo, então nem preciso falar sobre as questões de Investimento / Especulação / Jogo, não é?

    Bem, olhei rapidamente a bisa3, e pelo menos ela está com com D/Y (dividendos…), tem dado lucros e seu valor de mercado está bem inferior ao valor patrimonial. Pelo menos aparentemente você pagou barato nela mesmo. Mas daí a dizer que ela é uma ação segura para ficar o tempo que for necessário já são outros 500.

    Essa coisa de que “Dizem que tem upside de xxx%” é pura embromação. Ninguém sabe o futuro. Ninguém! Nem o presidente do banco central dos EUA.

    O que a gente tem que fazer é fazer a coisa certa no momento presente, e o futuro será apenas consequencia de atos corretos feitos hoje.

    É o máximo que consigo lhe ajudar, pois não tenho base para dizer se vale a pena ficar com ela por tempo indeterminado ou não. De qualquer forma, o erro já foi cometido, que foi comprar algo sem conhecer bem e sem estratégia.

    Boa sorte! Qualquer coisa estamos ai!
    Abraço!
    Leitão

  42. 42 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Eu também uso o BI Desktop Streamer da Banif. veja se você pode me ajudar. Tem a ferramenta Fibo, mas qual das quatros eu utilizo para traçar a expansão de Fibo. entrei em contato com o suporte mas até agora não obtive retorno. Se puder me ajudar agradeço.
    Abs
    Silvio

  43. SEU LEITÃO, FOI A MINHA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO E FIQUEI SATISFEITÍSSIMO COM SUA RESPOSTA. MUITO OBRIGADO, E VOU TENTAR CORRIGIR MEU ERRO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, TALVEZ ESPERANDO QUE REAJA ATÉ UM PREÇO BOM PARA VENDER, NO MENOR PREJU OU ATÉ COM UM LUCRINHO.

  44. Meu caro Leitão. Sei que a pergunta que eu vou fazer não tem uma resposta exata, e provavelmente vem explicação mais detalhada nas vídeo aulas (que eu espero, sejam gratuítas, hehehe…) Mas vamos lá:

    Volta e meia eu identifico um suporte e uma resistência no gráfico, e quando a ação está no suporte imagino que seja a hora de entrar especulando para vender um pouco antes dela alcançar a resistência. No entanto os preços sobem com o tal zig zag encontrando resistências menores no meio do caminho… Fica aí a pergunta.

    Como eu posso definir melhor o meu objetivo de lucro? Entrar buscando 3%, com 1% de stop é uma boa ou estou me arriscando por pouco resultado? Entrar buscando 7% com 3% ou 2,5% de Stop é uma boa ou eu vou ficar assistindo a maioria das minhas entradas fazer lucro e voltar ao patamar anterior antes de atinjir meu objetivo?

    Valeu novamente pelos diálogos esclarecedores! Grande abraço!

  45. 45 Leitão

    Oi pessoal, vou responder rápido pois estou meio apertado agora…

    Oi Silvio!
    Não uso Streamer, não sei lhe dizer.

    Oi Samuel!
    A melhor forma de corrigir seu erro é não repetindo o mesmo. Estude sobre os vários conceitos que tenho colocado aqui no blog… dê uma lida com calma, aos poucos, pois tem muitas dicas boas aqui no blog.

    Oi Carlos!
    Heheh… imagine o seguinte: Você está voltando para casa, tarde da noite, com muita fome, e vê uma barraquinha de cachorro quente – a única na rua deserta. Aí você pede ao atendente para fazer um cachorro quente com muito queijo e molho. Come, fica satisfeito e sai sem pagar. É justo isso? Então… nada mais justo do que dar os R$ 2,00 para o atendente, afinal, o custo-benefício é baixo, você matou a fome, ficou satisfeito, e o atendente mereceu né…. ehehehe

    A outra dúvida tem muitos números, e aqui já sabe né, prefiro discutir conceitos… vou ficar devendo essa… :-)

    Abraços!
    Leitão

  46. 46 Bruno

    Fala Leitão .. boa tarde!!

    Vc opera também opções, mais precisamente venda coberta?
    É a modalidade de opções q considero ter um risco menor, e possibilita uma margem boa ao mês.

    Enfim .. não sei se é um assunto do seu interesse, mas como considero sua opinião pelo que leio aqui nos posts, qualquer comentário seria bem vindo sobre o assunto!

    Abraço!

  47. 47 Leitão

    Oi Bruno!
    O cardápio para jogatina na Bovespa é extenso. É fácil cair na tentação do jogo e fazer da Bovespa um grande cassino – derivativos ajudam muito isso.

    Mas é possível sim usar Opções para rentabilizar carteiras, como a Venda Coberta.

    Já fiz de tudo na bolsa, mas uso somente mercado à vista, pois assim posso levar uma “vida normal”. Qualquer coisa além de mercado à vista exige mais dedicação e consequentemente mais tempo…. Quem tem tempo e gosto pela coisa, pode aprofundar mais, mas tem que estudar muito mesmo, e vai ser difícil escapar do apelo de jogo.

    Abraço!
    Leitão

  48. =]

    Sanduíches à parte, a pergunta era sobre conceitos, e não sobre números exatos.

    Ao traçar o objetivo de lucro, o que vc tem em mente? Como vc tenta maximizar o resultado sem ficar improvisando e assistindo o gráfico intraday? Como saber até quando é uma boa continuar no barco?

    Se ainda não quiser responder fique à vontade. A cozinha é sua, hehe….

  49. 49 Leitão

    Oi Carlos!
    Não existe uma resposta simples e direta para sua questão…
    envolve conceitos de Estratégia Especulativa, e aí não dá para explicar tudo por aqui… mas na barraquinha de cachorro quente vai dar..

    Abraço!
    Leitão

  50. 50 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Vc não usa o Streamer, então deve usar a plataforma que corretora disponibiliza em Java, mas para acompanhar DT em gráfico java não tem muito delay e os preços não perdem a confiabilidade, pois o sinal não é lá grandes coisas.
    Abs
    Silvio

  51. 51 Monica

    Caraca leitao, esse blog tah bombando!

    Outro dia meu marido recebeu um e-mail no celular falando da diferenca entre investimento e especulacao…advinha de quem era o texto?
    Falei toda orgulhosa que te conhecia hehahehahaehe

    Entao, acabei nao comprando itsa3 naquele dia…acha que ainda esta bom pra comprar?

    Abraco

  52. 52 Fernando

    Bah Leitão, o Bovespa hoje voou. A GGBR4, como era de se esperar, subiu bem. E eu fiquei de fora :-(

  53. 53 Leitão

    Oi Mônica!!
    Uai, daqui a uns dias eu tô na Globo desse jeito! Se me chamarem para ir no Jô eu vou falar toda a verdade, dolla a quem doller! Rsss

    Sobre a ITSA4, viu só! Foi na pinta! Acho que dá para comprar amanhã, mas aí é tiro bem curto mesmo, sem ganância. Mas o mais seguro era em cima da resistência. (Acertei mais uma! Vou acabar ficando bom nisso! rss)

    Vou atualizar os gráficos hoje… wait…

    Oi Fernando!
    Viu só! Até que não estou ruim nisso não… Hehehe…
    Vou atualizar uns gráficos hoje… aguenta ai…

    Abraços!
    Leitão

  54. 54 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Dia 02/03/09 foi comentado que ITSA4 estaria boa para especular, mas ao final do pregão com aquele baita candle de baixa a operação foi abortado conforme vc mesmo mencionou no blog.
    No dia 03/03/09 ao final do pregão ela fez uma minima que tocou no suporte e fechou acima mas com um candle de baixa. Qual seria a metodologia e estrategia para especular neste ativo vendo um fechamento deste jeito na terça-feira?
    Abs
    Silvio

  55. 55 Fernando

    É Leitão, tu não tá fraco não ;-)

    Ainda acho que amanhã vai subir mais. Mas não vou entrar dessa vez. Vou só observar o comportamento da GGBR4. Na próxima vez , quando tudo estiver a favor da GGBR4 eu entro novamente.

  56. 56 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Você viu até o Ronaldo Fofomeno estreiou ontem, e as nossas video-aulas ??rs..rs..
    Abs
    Silvio

  57. 57 Leitão

    Oi Silvio!
    O mais prudente é aguardar um candle de indecisão ou reversão. No dia seguinte surgiu um Doji, o que era a janela de entrada. (Neste caso o ideal é comprar no final do pregão, quando o Doji está concluindo).
    As danadas aguenta que sai… :-)

    Oi Fernando!
    É isso ai! Igual jacaré na beira do lago… esperando o melhor momento e não desperdiçando botes a toa não.

    Abraços!
    Leitão

  58. 58 tubarao (rafael)

    olá, leitão! muito agradecido pelas respostas que assim vc tem dado, precisava de alguem como vc para me ajudar, pois, o mais dificil é achar pessoas que nos de dicas, porque parece que as pessoas nao querem nos ajudar, por causa de terem medo que nós ganhemos mas dinheiro que elas, pura mesquinharia, rsrs, mas vc não graças a deus, como vc colocou aquele comentario daquele jovem de 15 anos que tinha tempo etc…,eu tenho 25 anos, sai do emprego que tinha que nao ganhava mau por sinal, para trebalhar no mercado de açoes, no começo minha esposa ficou louca mas depois de eu começar à aprender, ela ficou mais fã do que eu, ela até entrou no simulado apostando com os colegas, e por sinal ela esta indo muito bem, mas entao estou muito contente por ter conhecido teu blog e claro vc né rsrs, nos ajuda muito ; . )) foi um prazer, um abraço rafael sorocaba sp.

  59. 59 tubarao (rafael)

    Olá pessoal, a todos acho que vai ajudar muito e esta me ajudando demais, é o canal bloomberg,u canal fechado e pago,mas na internet é de graça e em tempo real na que sai noticias reais do mercado, e indices, muito bom usem e vcs vao gostar, pois ajudam na hora de sair ou entrar no mercado por especulaçao, por que noticias em tempo real direto de new yorque que abalam todo mundo, http://www.minhatv.net/TV+ONLINE+AO+VIVO+NA+INTERNET=TV+NA+WEB/TV/TV+PELA+INTERNET/NOTICIAS+ONLINE/Bloomberg+Brasil/, tenho a certeza que vao gostar muito e vai ajudar é claro, se alguem discordar td bem, sem problema cada um tem um pensamento formado, ; . )) bay bay.

  60. 60 Leandro

    Fala Leitão!

    É professor… e eu continuo aqui, acompanhando o seu blog. Tá virando rotina (das boas)!
    Apenas comentando: depois da “pauladinha” de ontem, o mercado abre despencando… O mar está pra peixe que boia! Eu continuo de fora… mas em breve, depois das suas tão comentadas video aulas, quem sabe… ai sim eu entro!!!

    : Rafael : hahaha! cara.. Eu não aguento mais receber SPAM desse site “minhatv”… Mas, seguindo a sua linha de “dicas”, pra quem não consegue ficar pendurado na TV (seja convencional ou via streaming) aí vai uma outra: No site da bloomberg (bloomberg.com), em tools, tem algumas ferramentas “free of charge” interessantes. Eu uso o bloomberg Desktop (bbdesktop) pra receber as noticias, tipo rss feeds. Só cuidado para não se contaminar, como o próprio “fessor suino” não cansa de dizer…

    Abs a todos!

    Leandro

  61. 61 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Em ITSA4 o candle formado em 03/03 era um doji???
    Eu acabei confundindo com um martelo, para ser um martelo o corpo teria que ser menor?
    Abs
    Silvio

  62. 62 Leitão

    Oi Rafael Tubarão!
    Obrigado pelos elogios! Valeu!

    Sobre notícias, aqui no Leitão em Ação elas não tem vez! Elas só servem para fazer a gente se comportar igualzinho à manada. E aqui a gente tem que agir livre da manada, ficar acima dela, para poder tomar boas decisões.

    Fico pensando essas mídias que vivem de dar notícias: Globo News, Valor Econônico, Etc… se depender de mim eles não vão ter audiência. :-)

    Oi Leandro!
    Hehehe… movimento: “diga não à notícias!” – isso é igual droga… vicia e te faz mal. rsss

    Oi Silvio!
    Não.. o Doji foi no IBOV… Na Itsa4 não foi nenhum candle útil não.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  63. 63 tubarao

    Pô leitão,
    foi mal, meu intuito nao é acreditar no que as pessoas falam, nas abobrinhas tentando pegar o povao, eu só falei deste url, por causa das noticias ao vivo, por exemplo pacotes, pibs etc, coisas que nao tem como especular são informaço~es que fazema diferença no mercado e vc sabe, entendeu?? :=( , noticias que fazem a diferença nao os diretores de corretoras de bancos ou de outras coisas dizendo o que talvez vai acontecer ou nao no mercado, eu nao acredito em nada destas coisas, gente tentando especular as pessoas nao faltam, sabia que iam me entender mal, não era o que eu pretendia, ;=)

    É leandro diga nao as nticias mesmo , só de atenção naquelas que fazem toda diferença mesmo, livro bege, reunioes do fed, pibs, desempregos, etc…mas de muita atençao im para a analises tecnicas que sao infaliveis isso vc pode confiar.
    ;=) até mais leitão e ao pessoal. TUBARÃO

  64. 64 Leitão

    Oi Tubarão!
    Vixe! Desculpe, acho que me expressei mal! Peço desculpas! É que realmente tenho uma “filosofia” toda contrária a notícias… tenho exposto ela ao logo do blog.

    Essa questão dá uma novela mesmo. É até bom levantar a discussão aqui, pois o assunto é muito bom mesmo.

    Um abraço e não se iniba, pode colocar os assuntos pra discussão mesmo.
    Leitão

  65. 65 Silvio Luis

    Leitão, então teriamos que olhar o fechamento do IBOV na terça que fez o Doji e dai entrariamos em ITSA4 ao final do pregão?
    Poderia comentar a metodlogia para os trades postados?
    Abs

    Silvio

  66. 66 Leitão

    Oi Silvio!
    Vixe! Você é mineiro? Vai comendo pelas beiradas que é uma beleza! Rssss
    Aguenta as vídeo-aulas, demora mais sai! Senão você vai aprender tudo antes! ehehe

    Eu poderia fazer como a maioria dos outros fazem, que é te dar fórmulas rápidas que te agradariam, mas seria te embromar. Não acho isso honesto. Fizeram isso comigo quando estava iniciando no mercado. E eu ficava fascinado com o “conhecimento” que os tais “mestres” tinham. Parecia tudo mágico, bom e fácil de aplicar.

    Suas perguntas são muito relevantes, mas as explicações para elas são extensas e demandam muitos outros conceitos juntos. Isso tudo vou tentar, honestamente, passar quando conseguir terminar as famigeradas vídeo-aulas que estou prometendo. :-)

    Abraço!
    Leitão

  67. 67 Tubarao

    oi leitão,
    nao sendo um cara chato mas já sendo, vc nao poderia me enviar por e-mail ou até mesmo colocar no seu blog uma analise do ativo bvmf3, igual estas que vc faz, é que tenho analizado de uma forma, eu gostaria de saber se eu tenho visto certo, pois tenho um dinheirinho preso la, que blz, mas estou aprendendo, até mais ..

    ; = )

  68. 68 Leitão

    Oi Tubarão!
    Não acompanho a bvmf3… é muito nova, e não se aplica Análsie Gráfica em ativos assim. Análise Fundamentalista também é uma duresa, pois não temos históricos de balanços… somente experts em Análsie Fundamentalista, verdadeiros tarados, conseguem definir se a bvmf3 é boa ou má companhia, e qual preço seria interessante pagar por ela.

    Ou seja, a bvmf3 não é boa nem para Especular, nem para Investir. Tem muita coisa melhor.

    Mas no seu caso, como já comprou, agora é repensar sobre isso.
    Estou sem o programa gráfico aqui, mas olhei rapidamente e pode-se dizer que ela está bem semelhante ao IBOV… o que postei para o IBOV nos últimos gráficos aparentemente serve para ela.

    Espero ter ajudado.
    Abraço,
    Leitão

  69. 69 Silvio Luis

    Vixe como vc descobriu isso ehehehhe.
    Nao sou mineiro não sou de Sampa uai rs..rs , mas que gosta de um bom queijo mineiro e uma cerveja bem gelada isso não tenha dúvida.
    Quem sabe dou um pulinho até BH e podemos fazer um Preview das video-aulas e depois molharemos a goela com uma gelada?
    Obrigado pela paciencia em responder prontamente as minhas duvidas e a de todos os amigos aki que participam.
    Abs

    Silvio

  70. 70 tubarao

    blz leitão,
    é o que eu tinha visto mesmo, bateu certinnho, valeu por mais uma, outra coisa empresa com historico bom de se analizar, é empresa com quantos anos de existencia no mercado acionario? abraço,
    rafael .

  71. 71 Leitão

    Oi Tubarão!
    Bem, menos de uma década é coisa suspeita. Experts tarados conseguem analisar companhias novas, mas também são igual nerds… ficam escovando as finanças internas, vão aos churrascos da empresa, são amigos dos diretores e conhecem ate o nome dos cachorros de estimação dos gerentes financeiros delas.

    Companhias que surgiram no boom dos últimos anos, no final do ciclo de alta então, essas são as mais suspeitas. Na verdade, muitas fizeram foi um verdadeiro golpe nas pessoas, venderam por 10 vezes mais suas empresas aos incautos investidores empolgados com as estrondosas altas, e ficaram bilionários.

    Veja a Gol por exemplo, a Cosan, etc… Companhias que valiam digamos 3 reais, foram lançadas na bolsa valendo 20, e a ganância e falta de boa orientação dos investidores alimentou essa festa e elevou preços a 60, etc…

    É o que eu falo, bolsa é ótimo, mas a falta de boa orientação sobre ela é uma lástima mesmo.

    Abraços!
    Leitão

  72. 72 thiago

    Leitão, so para confundir, vc acredita em Figuras?? tipo um M ou um W? Tem um “M” formado em Djones em 7000 pontos, né não eu não tinha visto até ver um grafico de um amigo meu!!!!!!! se confirmar a projeção, é algo temeroso!!!!!!

    abraços meu amigo suino

  73. 73 Leitão

    Oi Thiago!
    M e W são coisas ultrapassadas. Uso coisa melhor… :-)

    Sobre o suposto M no DJ, não é assim não. Não se aplica Análise Gráfica em looongo prazo dessa forma, principalmente sem levar em consideração Análise Fundamentalista também.

    E por quê tem-se que ter noções de fundamentos nessas horas? Para ajudar a interpretar os Gráficos, pois os gráficos nos mostram Preços, e não Valor.

    Por que o mercado não pode cair toda a vida até o chão?

    Porque chega um momento que as empresas ficam tão baratas que não faz sentido continuarem a cair.

    Por exemplo: vamos pegar a IBM (lá nos EUA, que aliás é a empresa que eu trabalho). Vamos supor que a IBM vale 20,00 (somando todos os seus ativos). Mas o mercado está precificando IBM por 15,00 (já está barato). Bem, aí vamos supor que o mercado surtou de vez, e agora está vendendo IBM a 10,00! Ok! Agora, vamos ver o seguinte: a IBM tem, em dinheiro em caixa, 10,00! Ou seja, não faz o menor sentido o os preços cairem abaixo de 10,00, pois pelo menos o dinheiro que ela tem em caixa é real, existe, e vale 10.. 10 é 10 e pronto! Até uma criança sabe que IBM a 10 está ok, vale, e vale mais!

    Sendo assim, o mercado pode cair, mas não vai cair muito mais que certo nível, pois não teria lógica. Lá nos EUA eu não sei dizer até que nível tem lógica (eu acredito que já está próximo do fundo do poço lá).

    Aqui no Brasil eu tenho um palpite, que IBOV não fica abaixo de 20K/25K, pois as empresas já estariam tão baratas a 20K que não teria lógica continuar caindo.

    Abraço!
    Leitão

  74. 74 Silvio Luis

    Oi Leitão, O que vc acha de DURA4 para especular, fechando quase na maxima do dia em cima de um suporte do mes de nov/08.
    Se você acompanha poderia comentar?
    Abs
    Silvio

  75. 75 Leitão

    Oi Silvio!
    Fico devendo… essa ai não acompanho. Mas pelo menos aparentemente ela tem bons fundamentos.
    Abraço!
    Leitão

  76. 76 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Enquanto não sai as video-aulas eu fico aqui tentando aprender a traçar o fibo nos gráficos que voce tem postados, mas não sei por que as minhas limhas estão muito proximas uma das outras.
    Poderia me orientar?
    Abs
    Silvio

  77. 77 Humberto

    Silvio, eu também fiquei tentando entender como o Leitão traça as linhas do gráfico. Pelo que entendi ele busca um suporte (para traçar a linha de baixo do fibonacci) e depois procura uma resistência para traçar a outra linha do fibonacci (linha de cima) e depois elimina do gráfico a retração de 23.6%. A chave da questão é identificar um suporte e uma resistência representativa, ou seja, bons suportes e boas resistências. Silvio, eu uso o metastock, que um software bem fácil de traçar as linhas do fibo, é só arrastar que ele monta.
    Leitão, por favor me corrija se eu estiver errado, mas acho que é assim que você monta as “famosas linhas” dos seus gráficos, não???
    Um grande abraço a todos do blog e um ótimo fim de semana !!!

    Humberto

  78. 78 Silvio Luis

    Oi Humberto,
    O Fibo precisamos encontar um pivot para então traçarmos do fundo ao topo. Acho que é mais ou menos isso.
    Mas as linhas ficam bem diferentes dos graficos que ele mostra. Já retirei alguns niveis mas não sei não.
    Agora ele deve estar dando um monte de gargalhada de tanta baboseira que eu escrevi rs.. rsss…
    Eu uso o BID’s da Banif.
    Mas não consegui traçar.
    Valeu pelo help e bom final de semana.
    Abs
    Silvio

  79. 79 Humberto

    Silvio, eu fiz do jeito que te falei e meus gráficos bateram exatamente iguais aos do Leitão. Acho que entendi como ele monta. Você está usando escala logarítmica ou linear? O Leitão usa escala linear, será que não é isso?
    Leitão, confirma aí, antes das video-aulas, hehehehe
    Um abração

    Humberto

  80. 80 Leitão

    Oi Humberto e Silvio!
    Hehhehee
    É isso ai, Humberto… elimino a 23,6….
    O traçado é simples. O mais importante são os conceitos por trás da ferramenta – esses sim fazem a grande diferença.

    Abraços!
    Leitão

  81. 81 Humberto

    Fala Leitão, são esses conceitos que estou esperando com as video-aulas para aplicá-los nos outros ativos que acompanho, mas a forma de montar os seus gráficos acho que já descobri, heheheh
    Um abração!!!
    Humberto

  82. 82 Felipe

    Olá Leitão!

    Sou profissional do Poker e venho manifestar minha total indignação mediante este infeliz e infundado comentário.

    “Um jogador compra por ganância (só pensa em ganhar), não tem estratégia e conta somente com a sorte…”. Saiba o Sr. que jogador que não tem estratégia, não é jogador, é aventureiro. O resultado de 75% das mãos em um jogo de Poker é definido pelas decisões tomadas pelos jogadores, e não pela aleatória distribuição das cartas. Poker é estatística, probabilidade e, principalmente, estratégia. Ou seja, habilidade pura que, tenho certeza, o caro redator não possui, tamanha é a falta de conhecimento sobre o ESPORTE em questão!

    Não entendo de Bolsa de Valores. Por isso não expresso minha opinião, pois sei que falaria bobagem. Só falo sobre o que conheço. Isso se chama respeito!

    Portanto caro Leitão, não denigra a imagem de uma atividade em expansão no mundo todo pela sua falta de conhecimento e responsabilidade.

    Grato!

  83. 83 Leitão

    Olá, Felipe!

    Obrigado pelo seu comentário, e peço desculpas se me expressei mal no post.

    Concordo com você, o Poker exige sim muita habilidade do jogador, muita estratégia.

    Também jogo Poker, e conheco bem o jogo. Quando falei sobre a questão Jogo, não era com intenção de denegrir a imagem de um em detrimentro de outro, mas apenas para discussão de conceitos que envolve aplicação em renda variável. A intenção foi ajudar aos novatos no assunto bolsa para não confundir conceitos que, na bolsa, fazem toda a diferença.

    Peço mais uma vez desculpas se me expressei mal, e agradeço mais uma vez o comentário.

    Grande abraço!
    Leitão

  84. 84 Felipe

    Olá Leitão!

    Sem problemas. Entendo os seus motivos e aceito suas desculpas, claro!
    Fiz questão de comentar pois minha classe sofre o preconceito como herança dos tempod em que se jogava em bares apostando carros, casas e esposas. Por isso é preciso ter cuidado.

    Discussões(produtivas) à parte, parabéns pelo trabalho!
    Abraços!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s