Bolsa ou Poker?

26fev09

pokerBoa noite, pessoal!

O amigo leitor Márcio, de Passos-MG, me escreveu:

“Olá Leitão, viciei em ler seu site, ótimas dicas e fácil de entender!!
Vê se me dá uma luz aí sobre a Vale5, comprei por R$ 29,90 semana passada, e agora despencou para R$ 26,80. o que devo fazer ? Aguardar ou comprar mais um pouco nesse preço pra fazer uma média ?

Obrigado. Abraços

Marcio – Passos-MG.”

Oi Márcio!
Que bom um mineiro aqui… estava achando que só tinha gente de fora. :-)

Bem, vamos lá:

1) Você errou ao comprar sem ter uma estratégia definida. Comprou como Jogador. A gente tem que ser Investidor ou Especulador – Jogador nunca! Um jogador compra por ganância (só pensa em ganhar), não tem estratégia e conta somente com a sorte, ficando à mercê do mercado. Essa receita funcionava quando o mercado estava somente em alta, como nos últimos 06 anos. Agora não funciona mais. Se fosse para Investimento, não há motivos para venda. A Vale é excelente empresa e merece estar na nossa carteira sempre! Mas pelo visto você está apenas Especulando com ela agora,  então valem os comentários abaixo…

2) Agora você está tentando consertar um erro, pensando em fazer preço médio. Preço Médio é uma estratégia perigosa, e demanda mais elaboração. Não é tão simples quanto o povo pensa não. Essa receita também funcionava com o mercado em alta nos últimos 06 anos, mas a partir de agora não funciona mais assim de qualquer maneira não.

3) Você comprou sem análise. Não tinha nada que colocasse a probabilidade a seu favor. Fazendo assim ou jogando “cara ou coroa” dá no mesmo. Você tem que ter uma técnica de análise que coloque a probabilidade a seu favor. Mais uma vez, você foi Jogador.

4) O erro já está cometido. Agora, é usá-lo para aprendizagem. Você pode aprender com o erro e evitar repeti-lo, ou continuar Jogando… Afinal, a bolsa tem um forte apelo para Jogatina mesmo…. mas para isso eu prefiro um joguinho de Poker com os amigos regado a cerveja boa. :-)

Repito: Separe bem o que é Investimento do que é Especulação, e quando for para Especular, tenha planejamento prévio de cada trade. Não fique só comprando e torcendo não…

Abraço mineiro!
Leitão

Leia também…

> O bem mais valioso de um investidor

> Por que sobe, por que cai?

> Igual a 500 anos atrás



15 Responses to “Bolsa ou Poker?”

  1. 1 Pedro V. T. Trevisan

    É isso aê Leitão !!!!
    Eu concordo com vc, mas também já fui pego como um jogar e amargando com o prejuizo …
    Como minha dica, se o preço não despencar, aguarde se vc puder, pois ainda é uma Blue Chip, ou seja mais tarde vai recuperar seu dinheiro.
    Uma boa idéia antes da compra é verificar o grafico de Bollinger Bands (xx) ou consultar sobre a empresa em http://www.guiainvest.com.br/raiox/resumo/Default.aspx. Compre sempre que a ação estiver abaixo do grafico e venda quando ela estiver acima da linha media. Fazendo assim fica uma escolha mais racional … Abrax

  2. 2 Lucas

    Legal então vo esperar a GGBR4 testa o suporte pq tb fiz a mesma cagada comprei a 15,50 e agora ela esta despencando abraços leitão…Há sou de Minas Tb Uberlandia

  3. 3 Leitão

    Oi Lucas!
    Vixe! Lembra que eu tinha dito: se ela perdesse o suporte da congestão era para stopar. Agora vai ficar boa para comprar caso caia até lá em baixo na projeção.

    Por isso é que é bom Especular somente com boas companhias, pois errar com Vale/Guerdau/Petrobras/etc é uma coisa (pelo menos são boas empresas), e agora que estão com bom desconto, é uma beleza.

    Agora, errar com fumos de empresas ruins é outra coisa. É como jogar dinheiro fora. Quem erra com micos fica com o mico na mão. Pode acreditar, já passei por isso.

    Abraço!
    Leitão
    PS: Mais um mineiro! Beleza! :-)

  4. Ôpa! Mineiro também!! Sou de BH!

    Como fica na tua opinião aquela conversa de assumir prejuízos pequenos antes que eles se tornem grandes? Minha opinião é que a ação tem espaço para cair até os 25,00. Pode ser que repique agora e suba, mas se cair mais o amigo lá vai segurar o tranco ou vai vender em 25,00, na pior hora pra vender?

    Seria melhor ficar quieto, fazer média quando cair mais, ou assumir o prejú agora antes que ele fique maior, e quando cair mais (se cair..) comprar para recuperar?

  5. 5 Leitão

    Oi Carlos!
    Opa! Mais um conterrâneo! Mas o pessoal do sul e do nordeste ainda são maioria, eu acho! Inclusive, nas minhas férias, acho que vou ficar um mês lá em Pernambuco! Mineiro em férias tem que ir para a praia! :-)

    Bem, sobre sua questão, é bem mais extensa… é assunto para uma aula inteira.

    Na verdade, não se pode ficar à mercê do mercado e agora ficar tentando consertar o erro.

    Quando compramos, já devemos saber exatamente o que fazer, se subir e se cair. Ficar agora tentando alternativas é a pior coisa. Temos que colocar o mercado sob nossas regras, e não o contrário.

    No caso do amigo Marcio, pelo menos ele está comprado em Vale, que é boa empresa. Se fosse uma empresa ruim, eu sugiriria sair correndo, de imediato! Mas já que ele disse estar disposto fazer preço médio, então deve dar intervalos de queda maiores. Aliás, preço médio é uma estratégia que demanda muita elaboração (mais assunto para outra aula – vou colocar na lista).

    Abraços!
    Leitão

  6. 6 Luis Henrique

    Bom dia,

    uai sô, tb sou mineirinho, corro atrás de um bom queijo pra tomar com uma boa cerveja, claro… apesar de morar em Taguatinga/DF…
    Mais uma vez o Leitão está coberto de razão, também entrei de cabeça nas ações da VALE5 em 10/2007, porém sem nenhuma estratégia e o que é pior, sem entender dierito do assunto… um verdadeiro jogador, querendo ganhar horrores, já perdi um bocado, porém ainda não vendi nada ainda… neste início de ano comecei a recuperar um pouco, vamos aguardar, agora “acho” que vou ter de pensar em investimento, longo prazo.

    Abraço,
    Luis Henrique

  7. Mineiro por mineiro eu to aqui tb uai !!!!

    Sou de BH e… entrei em Vale por 27,57 mas realmente nao pensei em estrategia de saida. Pelo que vi ainda nao testou a resistencia de 25 e pouco, ne?

    Parece idiota mas a gente vai aprendendo aos poucos com os tombos que a vida vai nos oferecendo.

    Hj eu sei que nao sei nada… e isso ja é MUITO!

    Entao vou lendo sempre o Leitao para comecar a entender de estrategia de saida e tudo mais.

    Ah! Hj eu comprei o livro “O investidor Inteligente” de Benjamin Graham. Vou me alimentando das boas fontes e investindo em doses homeopaticas ate pegar o jeito!

    Abracao a todos!

    F.

  8. 8 Laenir Ana

    Olá Carlos!
    Você diz que se a vale perder os 25 cai mais?Por que você acha isso?
    Olá Leitão!
    Também gosto de jogar baralho mas com regras.Para quem não conhece a bolsa é um jogo e não um investimento.Estou na bolsa para ganhar dinheiro em investimentos.Mas é preciso acompanhar a bolsa durante algum tempo para entender o negócio.Por isso acompanho semanalmente os teus comentários.A gente sempre aprende e troca idéias com o pessoal.

  9. 9 Leitão

    Oi Fred!
    Legal! Boa aquisição!

    E parabéns! Saber que não sabe já é uma GRANDE vantagem, pode acreditar!

    Veja as fases do conhecimento:

    1) Ignorância Inconsciente: A pessoa não sabe que não sabe. Faz besteiras uma atrás da outra, e ainda pensa que sabe alguma coisa. E o pior ainda é quando acerta, e nem sabe o porque acertou (aconteceu muito nos últimos 6 anos de fase de alta da bolsa)

    2) Ignorância Consciente: A pessoa sabe que não sabe. Já é uma grande evolução. Aqui a pessoa já sabe suas limitações (sabe que não sabe), e busca meios de superá-las.

    3) Competência Consciente: Aqui a pessoa já evoluiu muito, mas é totalmente alerta quanto a seu estado… é como alguém que acabou de tirar carteira de motorista… dirige, mas com atenção a tudo.

    4) Competência Inconsciente: Aqui sim! A pessoa faz bem feito e nem pensa pra fazer… faz tudo com naturalidade. É como a pessoa que já dirige a muitos anos… é automático, nem pensa em passar marcha, pisar em embreagem, etc… simplesmente dirige bem em pronto!

    Abraços!
    Leitão

  10. 10 Leitão

    Oi Laenir!
    Isso mesmo… e assim que eu conseguir terminar as vídeo-aulas vou conseguir explicar tudo de uma forma melhor (já sei, já sei… ta demorando… :-)

    Quanto à Vale, está conforme o último gráfico que postei… veja lá o suporte.

    Abraço!
    Leitão

  11. kkkkkkkk

    Entao eu to ancioso pra pegar o livrinho da auto-escola (as video-aulas) !!!!

    Nao vejo a hora de poder sair por ai dirigindo sem arranhar muito a lateria (esbarrar nos stops mal colocados!) ou bater na traseira dos outros furrecas por ai (comprar uns micos) !!!

    Obrigado pela força, sempre!

    F.

  12. “Olá Carlos!
    Você diz que se a vale perder os 25 cai mais? Por que você acha isso?”

    Oi Laenir Ana. Não foi o que eu disse. Eu disse que ela tinha espaço para ir até o 25,00, aonde teria um suporte, e perguntei se ele aguentaria a tentação de vender neste momento de nervosismo, pois esta seria a hora de entrar especulando para quem tá de fora ou de se arriscar pesado comprando para fazer média. Se ele vendesse neste momento ele iria por tudo a perder….

    Como vc poderá ver aqui http://br.advfn.com/p.php?pid=chartscreenshotshow&cb=1236015585&u=rc18CzviddxJl9IUXvxjh68Tvj1dSBvB&symbol=BOV%5EVALE5 , agora de tarde a ação rompeu o suporte aonde ele estava pensando em fazer média e caiu até quase chegar aos 25,00… Vender agora seria perder o investimento. Deixar cair mais seria perder dinheiro. Fazer média tbm me parece muito perigoso, mas pode -se recuperar algo….

  13. Leitão, enquanto investidor na Bolsa desde 2000 e jogador de poker online nas horas vagas, posso te garantir que poker tem tanta habilidade envolvida quanto renda variável. É um jogo de probabilidades, controle emocional e gerenciamento de banca, três coisas fundamentais para os que querem se aventurar na Bolsa.

    Se o título do post fosse “Bolsa ou roleta?” aí eu concordaria contigo, pois a roleta tem expectativa negativa, assim como um negócio ruim na Bolsa.

    Convido você e todos os seus leitores a conhecer meu blog de poker, desfazer esse mito e, quem sabe, não ganhar uma grana no poker online também? ;)

    Abraços, Carlos (Presidente)

    presidentpoker.blogspot.com

  14. 14 Leitão

    Oi Carlos!
    Você tem toda razão mesmo. Poker tem muito à ver com a dinâmica da bolsa mesmo.

    O título do artigo é provocativo mesmo, para chamar a atenção para não confundirmos Bolsa com jogo. Alías, a maioria das pessoas na bolsa a tratam como um jogo, e muitas vezes nem se dão conta disso.

    Eu também gosto de um Poker com os amigos de vez em quando! :-)

    Um abraço e obrigado pela visita!
    Leitão


  1. 1 judi

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s