Chat 23/fev a 01/mar

23fev09

chatOlá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, responder e interagir com todos os leitores(as)!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.
Além dos RSS do post e comentários logo abaixo.

Acompanhe este blog via RSSAcompanhe os comentários via RSS



42 Responses to “Chat 23/fev a 01/mar”

  1. 1 armando

    Boa noite Leitão:
    Com o DJI nestes niveis não seria o caso de atualizar o grafico do IBOV??
    Armando

  2. 2 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Você irá trabalhar no carnaval na preparação das video aulas para os leitores do blog? rs..rs..
    Li no blog que as linhas que vc usa nos gráficos são fibonacci, quais os niveis (%) destas 3 linhas?
    Nas video aulas você mostrará estratégias de entrada e saida de um determinado ativo após a analise do gráfico?
    Poderia me dizer se você acompanha o gráfico do Indice Futuro também, já que podemos oerar tanto na ponta compradora como na vendedora sem muita burocracia.
    Abs e bom final de carnaval

    Silvio

  3. 3 Leitão

    Oi Armando! Boa noite!
    Acho que é seu primeiro comentário… seja bem vindo!
    O IBOV está atualizado… o último gráfico que postei está OK.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Leitão

    Oi Silvio!
    Heheh! Também! Estou tirando um tempinho todo dia para montar as vídeo-aulas… dá um trabalho danado….

    Os Fibos são 38,20 / 50 / 61,8… nas vídeo-aulas vou explicar tudo tim tim por tim tim… inclusive aplicando estratégias sobre isso. Vou focar muito sobre conceitos e princípios imutáveis, pois assim não importa a época ou o mercado.

    So acompanho mercado à vista mesmo por falta de tempo…. já fiz de tudo na bolsa, mas para manter uma “vida normal”, o mecado à vista é o mais indicado. :-)

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Será que o coelhinho da Pascoa vai nos presentear com estas video-aulas ao invés dos costumeiros chocolates?
    Sem querer insistir insistindo os percentuais do fibo você utiliza a ferramenta “Fibo”do Meta ou calcula os valores na “unha”?
    Normalmente vc pega um fundo e um topo mais recente?
    Abs
    Silvio

  6. 6 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Se pegarmos o fundo formado no final de novembro e o formado em janeiro o Ibovespra já violou a LTA. Depende de como traçamos podemos interpretar de outras maneiras a movimentação dos preços. O que vc acha? A sua LTA está com um traçado diferente.
    Abs
    Silvio

  7. 7 Dr. Abian

    Oi Leitão,
    Você irá trabalhar no carnaval na preparação das video aulas para os leitores do blog? rs..rs.. (2), (3), (4), (5), …………(1000),…. hehehe, só estou pedindo por todos aquele como eu que estão esperando por seu vídeos aulas de como traçar o fibonacci. Ou então um link que indique como se faz, eu ja procurei e não encontrei um suficientemente explicativo.

  8. 8 Leitão

    Oi Silvio!
    Isso… uso o Fibonacci do Metastock…

    Quanto a Linha de Tendência, é uma verdadeira polêmica… é assunto para uma aula inteira… mas resumindo: ela é uma referência de comportamento de massa. Na verdade, o mercado não está nem aí se traçamos nossa linha um pouco inclinada para cima ou para baixo… cada um traça de um jeito, e acha que o mercado está olhando sua linha…

    O que vale é a leitura de massa a partir de uma referência de taxa de crescimento ou decrescimento do mercado… temos que usá-la como referência de massa, não como linha de cercar preços… :-)

    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Leitão

    Oi Dr. Abian!
    Heheheh! Obrigado pelo crédito… estou trabalhando é para a Fiat mesmo… temos uns projetos grandes esse mês… mas todo dia estou dedicando um pouco à montagem das vídeo-aulas. É que dá um trabalho danado mesmo. :-)

    A que fala sobre os Fibonacci já está 60% pronta… quero que fique bem fácil de entender e com conteúdo bem bacana.

    Grande abraço!
    Leitão

  10. 10 BETOSMS

    Ola!

    Leitão sou seu FÃ, parabens pelo blog.
    aprendi mais com seu blog do que com os sites q pesquise sobre o mercado de ações.
    parabens.

    Estou fazendo simulação de investimento no FOLHAINVEST.COM.BR
    para os iniciantes como eu acho que e um otimo lugar para ajudar no aprendizado.

    Bom feria para todos!!

  11. 11 Leitão

    Oi Beto!
    Obrigado!! É bom ler isso! Valeu!

    Isso mesmo, fique no simulador um tempo. Nem precisa de simulador, uma planilha simples no Excel já é suficiente. O mais importante de tudo é achar que o dinheiro é de verdade… use uma quantia que considere real para você e sinta calor na cadeira quando estiver usando esta quantia… se não sentir que é real, de nada vai adiantar o simulado (isso ninguém fala pra gente).

    Outra dica… nos simulados temos a tendência de ficar Especulando. Já que Investir leva mais tempo… talvez anos… então saiba que está simulando Especulação, e tente simula Investimento também, apesar de demorar mais.

    Não caia na tentanção de ficar só Especulando não… dedique pelo menos 50% da sua energia para aprender a Investir (ou mais de 50%!).

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Podemos dizer que o IBOV após o fechamento de sexta feira 20-02-09 respeitou a retração de 61,8% como suporte. O candle formado pode ser considerado um martelo ou o ideal seria um ter um pavio mais longo com fechamneto mais próximo da máxima?
    Abs
    Silvio

  13. 13 Leitão

    Oi Silvio!
    Não utilizo Fibonacci para medir retração, é pouco eficiente.
    E não tem martelo lá não.. rss
    Está conforme postei mesmo no último gráfico, e comentei no post do vídeo agora.

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Lucas Oliveira

    Olá leitão é o primeiro comentario que deixo aqui e não sei como funciona mas gostaria de saber Sobre a Vivo4 e se a alta dela no pregão de sexta feira pode ser uma boa entrar vendido nela Obrigado..

  15. 15 Leitão

    Oi Lucas!
    Seja bem vindo!
    Este post Chat é para conversas em geral, tanto comigo quanto entre os próprios leitores do blog (pessoal, podem conversar entre vocês também! rs).

    O blog como um todo tem muitas dicas bacanas, principalmente os comentários, que são ainda melhores que os posts, graças à participação dos amigos leitores.

    Bem, sobre sua pergunta: A Vivo é um fumo! Tem péssimos fundamentos e eu não usaria ela nem para Especulação. Tem coisa muito melhor no mercado para Especular, já que essa é sua intenção. Muito cuidado ao colocar a mão nesses fumos, pois uma hora ou outra podem te dar uma rasteira enorme….

    Abraços!
    Leitão

  16. 16 claudio

    boa tarde leitão,

    estou querendo comprar ações para investimento, pensei em vale5, petr4, usim5, ggbr4, csna3 e talvez itau4 ou bbdc3, o que vc acha dessas ações e quais seriam preços interessantes para a entrada em cada uma.

    obrigado
    claudio

  17. 17 Leitão

    Oi Cláudio!

    Todas são boas empresas, e o mercado como um todo já está com preço razoável (já esteve melhor no pico da crise). Mas… pode ficar ainda melhor de cair mais.

    Sugiro diversificar setores, comprando setor pretrolífero, mineração, aço, bancos (isso mesmo que você já comentou), e talvez alimentos e energia… dá uma olhada na Cemig, Ambev e Weg também…. Compre sempre aos poucos, mês a mês, parcelando e alternando.

    Por exemplo, se você imaginar que ficaremos pelo menos mais um ano em crise forte, comprar parcelado em 12x você pegaria o mercado com um ano de descontos…

    Abraços!
    Leitão

  18. 18 Lucas

    Realmente Leitão a Vivo4 é um Fumo, A tendencia agora com essas baixas seguidas será o ibov da uma recuperada ou realmente buscar a casa dos 30 mil pontos?

  19. 19 Leitão

    Oi Lucas!
    A análise do Ibov está conforme o último gráfico, e comentada no último post de vídeo mesmo. Essa semana está em momento de decisão.

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Adauto

    Ola Leitao!
    Isso quer dizer que o suporte,por enquanto foi respeitado???
    Precisamos de uma alta amanha.
    Abraco

  21. 21 Rafael

    OI LEITÃO, minha primeira menssagem no seu blog, sou novo no mercado de açoes fiz alguns cursos, mas como sempre nos ensinam sempre em longo prazo, em graficos etc…; mas eu quero ser um trader, comprar e vender no dia mas estou meio perdido em meio aos graficos, e informaçoes que assim eu aprendi, mas ninguem me ajuda, nem a minha corretora que blz, qero saber q grafico é o melhor eu analizar para curtissimo prazo, e tbm como traçar suportes e resistencia, obrigado cada informaçao receberei com grande satisfaçao.

  22. 22 Leitão

    Oi Adauto!
    Não chegamos ainda a tocar no suporte… tem espaço para mais queda até lá.
    Veja no último gráfico do IBOV que postei…

    Olá, Rafael!
    Seja bem vindo aqui então!

    Bem, vou tentar ajudar:

    Primeiro, no blog tem muuuuito conteúdo que vai lhe ajudar. Vá lendo aos poucos, todos os posts e principalmente os comentários, que são melhores ainda pois os leitores aqui enriquecem muito o conteúdo… veja por exemplo a tag “filosofando” no cardápio lateral.

    Segundo, se você realmente deseja ser trader, tudo bem. Só que para ser trader profissional e especular o tempo todo você vai ter que encarar isso como uma profissão, e como toda profissão, vai ter que estudar muito, se dedicar muito, ter paciência e dar tempo ao tempo, pois só com a experiência de anos pode conseguir avançar nisso. E vai ter que ter muito controle, pois vai errar muito também.

    Terceiro, seu tempo é precioso, vale ouro, é o bem mais precioso de um Investidor. Portanto, não o despercice: INVISTA sempre. Pode especular, mas não deixe de investir também. Veja este meu link:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/08/04/o-bem-mais-valioso-de-um-investidor/

    Quarto, não é preciso ser trader profissional para Especular de vez em quando… é possível fazer especulações eventuais, mas se você for realmente especular muito, como daytrader por exemplo, vai ter que estudar muito e nem vai poder exercer outra profissão.

    Quinto, controle a anciedade e a ganância. São nossos maiores inimigos no mercado.

    No mercado, as pessoas pacientes ganham o dinheiro das pessoas apressadas.

    No mais, vamos conversando com o tempo, que posso te ajudar mais….
    (Vá lendo o blog, pois aqui já tem bastante conteúdo e de grande valor)

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 marcio bueno

    Olá Leitão, viciei em ler seu site, ótimas dicas e fácil de entender!!
    Vê se me dá uma luz aí sobra a Vale5, comprei por R$ 29,90 semana passada, e agora despencou para R$ 26,80. o que devo fazer ? Aguardar ou comprar mais um pouco nesse preço pra fazer uma média ?

    Obrigado. Abraços

    Marcio – Passos-MG.

  24. 24 Leitão

    Oi Márcio!
    Que bom um mineiro aqui… estava achando que só tinha gente de fora. :-)

    Esse negócio vicia mesmo… eu também viciei em conversar com o pessoal aqui… hehehe

    Bem, vamos lá:

    1) Você errou ao comprar sem ter uma estratégia definida. Comprou como Jogador. A gente tem que ser Investidor ou Especulador – Jogador nunca! Um jogador compra por ganância (só pensa em ganhar), não tem estratégia e conta somente com a sorte, ficando à mercê do mercado. Essa receita funcionava quando o mercado estava somente em alta, como nos últimos 06 anos (lembra do último vídeo que postei? Entao…). Agora não funciona mais.

    2) Agora você está tentando consertar um erro, pensando em fazer preço médio. Preço Médio é uma estratégia perigosa, e demanda mais elaboração. Não é tão simples quanto o povo pensa não. Essa receita também funcionava com o mercado em alta nos últimos 06 anos, mas a partir de agora não funciona mais assim de qualquer maneira não.

    3) Você comprou sem análise. Não tinha nada que colocasse a probabilidade a seu favor. Fazendo assim ou jogando “cara ou coroa” dá no mesmo. Você tem que ter uma técnica de análise que coloque a probabilidade a seu favor. Mais uma vez, você foi Jogador.

    4) O erro já está cometido. Agora, é usá-lo para aprendizagem. Você pode aprender com o erro e evitar repeti-lo, ou continuar Jogando… Afinal, a bolsa tem um forte apelo para Jogatina mesmo…. mas para isso eu prefiro um joguinho de Poker com os amigos regado a cerveja boa. :-)

    5) Finalmente, respondendo sua pergunta. Espere a Vale testar o suporte. Se ela não reagir no suporte, vai cair muito mais, ai você vai poder comprar bem mais barato e melhorar o preço médio. Se ela subir, você recupera o prejuízo. Simples.

    Abraço mineiro!
    Leitão

    4)

  25. 25 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    Fibonacci serve para traçar niveis de suporte e resistencia, certo?
    Você utiliza a teoria das ondas de Elliot para traçar o Fibonacci determinando assim os suportes e resistencias apresentados em seus gráficos?
    Abs
    Silvio

  26. 26 Leitão

    Oi Silvio!
    Humm… não é bem assim não. E não uso a teoria de Elliott também não (tenho coisa melhor rs).
    Aguenta as pontas que vou explicar tudo nas vídeo-aulas! Prometo!

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 Emilio

    Olá, Leitão !! vim a conhecer seu blog a pouco tempo,porem neste curto espaco só tenho elogios e gostaria de deixar meus agradecimentos por voce compartilhar de seus conhecimentos, além de nos ensinar ,dando dicas importantes quanto ao mercado financeiro, pois muitos acreditam que a Bolsa de valores é um local onde é muito fácil ganhar dinheiro, onde muitas vezes nossa ganancia pessoal impera, não nos deixando ver a realidade que se passa diante de nossos olhos, principalmente se estamos em uma operacao muito lucrativa, mas insistimos em que ainda ” esse lucro nao é suficiente ” passado alguns dias, aquele lucro vira um prejuízo e choramos nossas mágoas por nao ter encerrado a operacao no lucro.

  28. 28 Leitão

    Oi Emílio!
    Obrigado! Mensagens como a sua me incentivam ainda mais! Obrigado mesmo!

    Faço isso com grande prazer! Gosto de ajudar, pois quando comecei tive muitas dificuldades em conseguir boa orientação, e paguei caro pelo meu aprendizado.

    Ao contrário do que muita gente pensa, o mercado financeiro não é só um universo bi-polar, onde quando um ganha o outro tem que perder. Eu acredito e pratico que todos ganham… o mercado é um ótimo mecanismo de geração de riquezas para todo o país.

    Grande abraço!
    Leitão

  29. 29 Fernando

    Leitão, sei que tu despreza o cara (heheheh) , mas o A. Elder diz exatamente o contrário. Segundo ele o mercado é um jogo de soma negativa, ou seja sempre tem mais gente perdendo do que ganhando.

    Eu, por exemplo, tô no prejuizo. Perdi minhas GGBR4 que por sinal continua despencando. Onde vai para a GGBR4 Leitão?

    Acho que agora vou ficar só oruburservando e só vou entrar, como você diz, quando tudo estiver a meu favor. Acho que será breve, pois a GGBR4 tá chegando no fundo do poço. Acho que baixando de 12 ela começa a ficar tentadora. Que tu acha Leite???

  30. 30 Leitão

    Oi Fernando!
    O Alexander Elder é outro exemplo de autor irresponsável….
    Na bolsa existem os Investidores, os Especualadores e os Jogadores.

    A maioria é Jogador! E para os jogadores, realmente a bolsa é um jogo, e de soma zero. O Alexander Elder com sua literatura irresponsável só faz é aumentar o número de Jogadores no mercado…

    Mas para os Especuladores e principalmente para os Investidores não é não. Principalmente para os Investidores, todo mundo ganha: Imagine pessoas poupando dinheiro mensalmente, fazendo patrimônio ao invés de dívidas, e melhorando seu padão e qualidade de vida… Neste ponto-de-vista, é bom para todos, para o país inteiro.

    Quanto à Guerdau, está quase no ponto! Estou de olho nela! Principalmente a GOAU4, que parece que vai dar uma entrada melhor que a GGBR4. Semana que vem talvez eu dê uma especulada nela. Ah! E claro, está cada vez mais apetitosa para Investimento de longo prazo, pois ela vale bem mais do que o preço atual, com certeza!

    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Fernando

    Mas Leitão, para quem conhece o metiê (que ainda não é o meu caso mas estou estudando e vou aprendnedo ;-)) não é bom que tenham muitos Jogadores no mercado? Assim os iniciados, Especuladores e Investidores, podem lucrar o que o Jogadores perdem. Ou estou errado?

  32. 32 Leitão

    Oi Fernando!

    Olha, se é bom ou ruim eu não sei, só sei dizer que a bolsa é assim e sempre vai ser: sempre haverá os jogadores. Pois isso é da natureza humana. O homem é afetado pela sua ganância, e o vício de jogo é presente na sociedade mesmo.

    Mas acontece que se as pessoas tivessem melhor educação sobre a bolsa de valores, esse espaço para a ganância seria mais controlado, ou seja, já que vou jogar, jogo somente com pequena parte de meu capital, só para satisfazer meu lado animal mesmo.

    O que acontece é que muita gente realmente quebra, destroi casamentos, perde emprego, etc. por não saber disso.

    Abraços!
    Leitão

  33. 33 El

    Tudo bom Leitão?

    bbdc4 hoje fechou muito perto do fundo, não foi?

    já está no ponto para investimento?

    eu to loco ou no ultimo grafico o ponto de investimento estava na casa dos R10? é isso mesmo? mas se o fundo foi em 20,xx em novembro…

    abraço!!!

  34. 34 Leitão

    Oi El!
    BBDC4. Está próxima do suporte, que é entre 21 e 19. Para Especulação o bom é esperar comprar o mais próximo de 19 possível (colocando stop, pois a queda pode ser forte se perder o suporte).

    Para Investimento, já está com bom preço. Pode-se comprar um pouco agora. Mas nunca comprar muito de uma só vez. É bom guardar uma parte, pois se perder esse suporte, ela tende a ficar ainda mais barato, e cair entre o intervalo de 19 até 10.

    Abraço!
    Leitão

  35. 35 Cláudio Gimenez

    Olá Leitão, tudo bem!
    Tira uma dúvida para mim.
    Para dar uma especulada, qual seria o montante mais conveniente.
    Abraços
    Cláudio Gimenez
    Santa Cruz do Rio Pardo – SP

  36. 36 Leitão

    Oi Cláudio!
    Depende… geralmente usamos em torno de 10 a 20% de nossa poupança total para especulações.

    Desses 10/20% aí varia… tem hora que usamos tudo de uma vez, tem hora que usamos metade, tem horas que usamos só um pouquinho…

    Uma boa estratégia deve ser feia com quantidade sempre fixa, e capaz de lhe proteger a ponto de não ficar totalmente sem recursos. Pois tem-se que prever que vai ganhar e perder, e nessa soma vai sair positivo.

    Vou conseguir explicar isso melhor nas vídeo-aulas… :-)

    Abraços!
    Leitão

  37. 37 Silvio Luis

    Oi Leitão,
    BBDC4 tem suporte em 19,99 que seria um fundo formado entre meados de janeiro/09 e inicio e fevereiro/09.
    E um outro suporte que seria mais forte em 18,93 fundo em meados de novembro/08?
    A entrada boa para especulação seria entre estes dois suportes? Ou caso forme um candle de reversão em cima deste fundo em 19,99 seria uma boa para entrar?
    E o estope ficaria aonde?
    Abs
    Silvio

  38. 38 Leitão

    Oi Silvio!
    A não, não me venha com números não… rss
    O gráfico já diz tudo, o resto é com você. O suporte está la, e o stop é algum lugar seguro, abaixo da sua compra, tendo-se em mente sua estratégia como um todo, e não um único trade somente.

    Abraço!
    Leitão

  39. 39 Silvio Luis

    Pô Leitão , concordo com vc que o gráfico diz tudo, mas para quem tem bastante experiencia como você não para mim rs..rss. Então acho melhor ao invés de eu entrar para especulação esperar aquelas video-aulas tão esperada. O que será que acontecerá 1o? A estreia do Ronaldo Fofomeno ou as suas video-aulas rs..rsss
    Abs

  40. 40 Leitão

    Hehehe… Silvio, rapadura é doce mas não é mole não….

  41. 41 BETOSMS

    ola!
    tenho um pergunta um pouco retorica, mas vou fazer.
    quando um papel atinge seu suporte, no dia seguinte sobe 4% por ex…
    se o volume de negociação for alto, isso significa que ele vai manter sua tendencia
    de alta?
    Mas se o volume for baixo, ja não podemos confiar tanto assim nessa tendencia?

    desde ja agradeço sua resposta.

    parabens pelo blog.

    ate +

  42. 42 Leitão

    Oi Beto!
    Toda pergunta é bem vinda! Principalmente os iniciantes, que fazem as perguntas mais importantes.

    O Volume raramente é útil para alguma coisa. É apenas mais um complicador.

    Como diz o Ricardo Eletro aqui em BH: “Preço é tudo!” :-)

    Quando os peços chegam a uma região de suporte, acontece o seguinte:

    A massa de investidores acredita que o preço é atraente, entra comprando, aumenta a oferta e os preços sobem. Pois a procura maior que a oferta os preços sobem. Simples assim.

    Mas e se os preços chegam a um suporte e caem? Neste caso, o que era mais esperado não aconteceu. A massa de investidores fica assustada, entra vendendo, a oferta fica maior que a procura, e os preços caem.

    Veja que em momento algum a gente fica prevendo o futuro. O que fazemos é ler o momento presente, identificar o movimento da massa, e agir a partir disso.

    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s