GGBR4 – Gráfico – 20-02-2009

20fev09

ggbr4-2009-02-20



20 Responses to “GGBR4 – Gráfico – 20-02-2009”

  1. 1 Monica

    Queria muito entrar na Gerdau Leitão, mas me explica uma coisa:
    No seu gráfico a tendência seria de chegar aos 11,00 + ou – pra depois ir aos 20,xx?
    É isso?

  2. 2 Leitão

    Oi Mônica!
    Ué… você disse que tinha comprado 30% de Vale… cuidado pra não misturar as estratégias… você separou uma parte para Investimento e outra para Especulação, não é?

    Bem, quanto a sua pergunta, isso…. a tendência é ela ficar oscilando neste intervalo até atingir algo próximo de 11,00…

    Mas isso não é previsão de futuro não…. isso é leitura de comportamento de massa. A gente lê o momento presente, de acordo com o que a massa está nos dizendo, e traça nossa estratégia.

    O melhor agora é ficar de fora dela e esperar uma definição… se cair até lé em baixo vai ser ótimo para Investir e Especular.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Monica

    Na verdade estou tentando montar minha carteira.
    Aqui está o que fiz e o que pretendo fazer:
    O que fiz:
    Resgate dos fundos de investimento do Banco do Brasil, fundos da Vale.
    Com o valor do resgate, comprei 30% em Vale5 e o restante fiz uma aplicação na corretora.

    O que pretendo fazer:
    Resgatar os fundos de investimento que ainda tenho no Banco do Brasil, fundos da Petro. Transferir para a corretora, comprar outros papeis (Gerdau, CSNA, Bradesco, Petro4..o que estiver dando “sopa”) Fazendo do jeito que você disse: de-va-gar hehehehaehe até todo o capital que tenho na corretora estiver aplicado em ações.

    Não preciso desse dinheiro tão cedo, então seria mesmo pra investimento, só que não sou de ferro…se houver uma oportunidade de ganhar um extra especulando, porque não?

    Tenho consciência da minha condição de iniciante. Não sei nada ainda e tenho medo de arriscar o dinheiro que lutei a vida toda pra conseguir… vou devagar, mas quero arriscar aqui e ali :-)

    Outra coisa que pretendo fazer é continuar aplicando o que resta do meu salário em ações.
    Lá pra maio já vou começar a fazer isso.

    Todo mundo diz que sou doida, mas não tenho medo de deixar tudo que tenho em renda variável.
    Logo, mais quando essa crise passar, vou transferindo aos poucos para renda fixa…aí sim eu alcancei meu objetivo!

    Será que estou pensando errado Leitão?

  4. 4 Hugo Hissashi

    Olá, Leitão, tudo bem???

    Notei que, pelo menos nos gráficos recém postados, a subida eufórica é rapida, em poucos candles mas a descida é mais lenta.Existe alguma explicação de psicologia de massa?

    Abraços.

  5. 5 Leitão

    Oi Mônica!
    É isso aí… vejo que já evoluiu bem no assunto…
    Todas as dicas que venho dando aos poucos pra você continuam valendo… vá comprando aos poucos, pelo menos durante 1,5 ano… até a crise passar. Nesse período de crise você vai estar comprando barato… pra vender caro beeem depois..

    Oi Hissashi!
    Não tem nenhuma relação não… a relação que existe é que quanto mais “nervosa” uma ação (sobe e desce feito louca) é porque está sendo muito especulada. Ações pouco especuladas e usadas mais para investimento são mais calmas… sobem ou descerm aos poucos.

    Abraços!
    Leitão

  6. 6 Sam

    Leitão…após a perda dakele importante suporte ( 14,47 ) quais seriam os 2..ou 3..proximos…ate atingir aqueele ponto de entrada fixado em sua análise?

  7. 7 Lucas

    Leitão comprei Gerdau pensando que ela iria se valorizar ao patamar de 18,00 pra vender não aconteceu pelo contrario ela quemo gordura acima das demais empresas do ramo ontem ela atingiu um suporte de 12,80 e voltou seria um bom momento de fazer um presso médio ou esperar o mercado, para ver se o ibov rompe a barreira dos 37 mil pontos e ai sim derreter para os 10,50? Talvez uma especulação agora vendendo as minhas e entrando alugado com outras seria uma boa saida?

  8. 8 Leitão

    Oi Sam!
    Não tem suporte até lá… a não ser que o mercado forme um. O negócio é esperar…

    Oi Lucas!
    Vixe! Que confusão… não sei se te entendi bem… mas vamos lá: Bem, já está errado. Voçê estava especulando sem estratégia, agora está tentando consertar o erro. Já era! Só se pode Especular tendo estratégia montada…. não pode ficar como você está agora, à mercê do mercado e tentando correr atrás…

    O maior erro é tentar consertar um erro. Errou, pronto! Vamos para outra.

    Preço médio é uma estratégia que demanda muita elaboração, não é algo simples como pregam não. (Isso é assunto para uma aula inteira… vou ver se incluo isso nas vídeo-aulas).

    No seu caso, tem duas opções: exerce o prejuízo e libera o capital para novas especulações, OU, deixa para Investimento e só vende depois de 5 anos… Ou seja, não tem conserto mesmo. Mais que isso não posso lhe ajudar, pois é coisa muito pessoal mesmo…. OU, deixa à mercê da sorte e veja se o mercado volta a subir (neste caso, seu trade transformou-se em JOGO – e isso ocorre com a maioria das pessoas)….

    Veja como é tênue a linha que divide Especulação de Jogo. A maioria das pessoas está Jogando, e não Especulando.

    Abraço e juízo daqui pra frente :-)
    Leitão

  9. 9 thiago

    leitão, faz um tempo que eu não escrevo aqui, mas eu fui stopado em 14,50 da ggbr4 e fiquei muito feliz com isso pq meu trade não prosseguiu como planejei mas em compensação vou poder assistir de camarote essa queda se o mercado realmente chegar ao suporte. Vou poder comprar por um enorme desconto, ou inves de esperar com o coração na mão o ativo se recuperar!!!!!

    abraços

  10. 10 Leitão

    Oi Thiago!
    Olha só que beleza! Esse seu exemplo é ótimo para os outros leitores! Obrigado por relatar aqui.

    Essa é a diferença entre um Especulador e um Jogador.

    Você agora está tranquilo, pois agiu com disciplina e estratégia, liberou seu capital e agora pode usá-lo novamente para aproveitar a queda. Esse é um excelente exemplo de um Stop bem usado.

    Quem acompanha o blog e os comentários aqui está tendo oportunidade de aprender muito! Obrigado a todos pelos comentários!

    Grande abraço!
    Leitão

  11. 11 Sam

    Parabéns Thiago!!

    O nome disso é DISCIPLINA!! hehe

    Eu fiz ( quase ) tudo certinho rsr

    Stopei em 14,47 tb, porem não resisti e entrei novamente, poem na hora errada. Tive sorte de sair a tempo, realizando um pequeno prejuizo .. que não compromete minha estrategia…rs

    Agora sim estou no camarote tb … aguardando O MOMENTO !!

    Lição: Descobri que não estava tão disciplinado quanto pensava!!

    Abç

  12. 12 thiago

    Sam, aprendi depois de perder 50% do meu capital!!!!

    consegui em um trade com a csna recuperar 35% do que perdi e agora estou a 15% de zerar!!!!!, mas com uma grande diferença, nesse meio tempo aprendi muita coisa e não estou mais tão cru como antes!!!!!

    abraços e boa sorte

  13. 13 thiago

    Leitão eu percebi que o objetivo de queda da ggbr4 é exatamente o fundo de 29xxx, não é verdade? será que ela chega até la?

    abraços

  14. 14 Sam

    Interessante essa observação Thiago…

    os 29000 concidiram c a GGBR4 cotada a 10,xx ? é isso?

    nem tinha dado conta rsrs

    Se levar-mos isso em consideração…é correto pensar que caso a bolsa retornasse hoje aos 29000, como alguns “futurologos” ( kkkkk não poderia perder a oportunidade ) andam afirmando por ai…..comprariamos GGBR4 a 7, 6 ou ate 5,xx

    Essa foi só p descontrair e desejar um excelente final de semana a todos!!

    Abç

    BOM FINAL DE

  15. 15 Leitão

    Oi Thiago, oi Sam!

    A Guerdau está com tendência de chegar ao objetivo de queda sim, que é em torno de 11,00.

    Mas veja bem, isso é leitura de mercado, no momento presente. Não é futurologia não. A gente lê o que o mercado nos diz e traça nosso plano de ação.

    Eu por exemplo estou aguardando ela chegar nos 11,00. Se chegar, faço uma especulada nela. Se não chegar, fico de fora. Não importa o que o mercado faz, não importa o futuro. Importa o que eu faço no momento presente.

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Sam

    Leitão

    Qd eu disse “futurólogos” foi de forma descontraída, fazendo referencia a outras análises que vejo em outras comunidades e blogs ( NÃO no leitãoemação … p não deixar dúvidas )

    Tá explicado :)

    Aproveitando a oportunidade Leitão…se me permite gostaria de fazer uma pergunta encima de sua estrategia pessoal.

    Vc disse q se ela chegar a 11 vc especularia nela…

    …Levando em conta que esse foi o fundo desde o inicio da crise… caso ela caisse abaixo de 10 … vc manteria e esperaria cair mais ainda ( p 9,xx ou menos ) p comprar outra parte mais barato ( preço médio ) ou sairia logo assim que furasse os 10,xx ?

    Abç

    Sam

  17. 17 Leitão

    Oi Sam!
    Heheh… eu tinha entendido antes. Valeu!

    Bem, sobre sua pergunta, é o seguinte:

    Existem várias estratégias, mas o mais importante é diferenciá-las e saber usar cada uma… cada uma no seu quadrado.

    Especulação com Stop é uma.
    Especulação com Preço Médio é outra.

    No meu caso em particular, vou fazer uma Especulação com Stop, que é quando usamos um dinheiro que não queremos que fique preso… é um dinheiro usado para dar um tiro único e só.

    Então, neste caso, eu vou comprar definindo um ponto de stop. Posto este que tenha pouca probabilidade de ser pego e também que esteja dentro de minha estratégia de risco/retorno. Se eu errar, saio fora e libero meu capital.

    Já Especulação com Preço Médio consideramos que o capital pode ficar preso por vários dias ou meses, até ser liberado, e consideramos ainda que teremos capital suficiente para fazer preço médio enquando for necessário.

    (mais detalhes sobre esses e outros conceitos, já sabe né…rss só quando eu conseguir terminar as demoradas vídeo-aulas..heheh)

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 thiago

    Leitão, estamos chegando ao objetivo!!!!!, me tira so uma duvida, por diversas vezes vc salientou o ponto de entrada da ggbr4 em 11,00 reais. Acompanhe o meu raciocinio, esteja a vontade para criticar-lo. Tenho em mente que nesse momento o mais prudente seria comprar-la em 10,50 que foi o ultimo fundo da historia recente deste ativo, não é verdade?

    abraços meu amigo

  19. 19 Leitão

    Oi Thiago!
    Não existe precisão cirúrgica nisso não. O valor é uma referência de região de preço. Na hora certa, você decide quanto quer pagar na rapadura. :-)
    Abraço!
    Leitão

  20. 20 thiago

    Vou seguir o meu feeling, obrigado pelos ensinamentos, tem sido de grande proveito nesse momento de crise!!!!!! adeus globonews hauiahaoiauhaoiauhaiua.

    se bater e subir compra com uma defasagem, se bater no meu objetivo eu compro e espero o trade valer, se não coloco um stop e espero o negocio pegar fogo

    abraços meu querido


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s