GGBR4 – Gráfico – 30-01-2009

30jan09

ggbr4-2009-01-30



30 Responses to “GGBR4 – Gráfico – 30-01-2009”

  1. 1 Lucas

    comprei a GGBR4 hoje no after por 14,95 , to tambem acreditando nessa subida dela ai Leitao…
    to de olho no grafico da BBDC4, que que vc acha dessa Leitao? entrei nela hoje tbm…
    abracos
    parabens pelos graficos

  2. 2 Leitão

    Oi Lucas!
    Entrou bem! Tanto a Guerdau quanto o Bradesco estão em suportes interessantes.

    Eu mesmo entrei na Bradesco, fiz um lucro rápido e sai… semana que vem vou olhar no cardápio e ver qual entro de novo :-)

    Abraço!
    Leitão

    Obs.: Pessoal, para quem está lendo isso, o velho alerta: tenha estratégia de saída, caso venha contra sua compra…

  3. 3 pedro

    leitao como voce fez pra determinar q o stop fica em 14,47?
    abraçao

  4. 4 Leitão

    Oi Pedro!

    14,47 é a mínima do candle do dia 30-12-2008, suporte horizontal.

    Mas é apenas uma referência. O tamanho do stop depende da estratégia de cada um.

    Sendo que, perdendo 14,47, a configuração fica comprometida, e pode-se dar uma tendência de voltar ao suporte lá em baixo perto dos 11,00. Bem, mas não vamos ficar fazendo futurologia… vamos fazer estratégia e agir no momento presente. :-)

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 pedro

    entendi, valeu ai pela paciencia e pela explicaçao!
    abraço!

  6. 6 Ronis

    Deus te ouça caro Leitão… estou comprado nela a 15,35 e já estou ficando nervoso… A mesma coisa é o Bradesco, estou nela a 21,37… Tomara que o resultado que será divulgado na segunda seja bom… Abraço!

  7. 7 Fernando

    Pessoal, olho vivo aí heim… As noticias de que os EUA irão proteger a produção deles de aço não são boas para GGBR4. E o resultado do Bradesco a ser publicado nesta segunda deve determinar o comportamento da BBDC4.

  8. 8 Ronis

    Mas Fernando, o gritedo foi tão grande que os EUA já estão admitindo rever esta clausula… E pelo que sei a Gerdau tem fábrica lá tbem… Abraço e bom final de semana.

  9. 9 Fernando

    É Ronis, mas em 2007 cerca de 20% da exportação do setor brasileiro foi para os EUA. Se a medida protecionista não cair já viu. O negócio é olho vivo nessa revisão que estão anuncioando lá.

    Eu sofri stop ontem a 14.90. Recomprei a 14,87 baixei o stop para 14,40. Vejamos o que vai dar nesta semana.

  10. 10 Leitão

    Oi Fernando e Ronis!

    Gente, não mexe com isso não… ficar dando atenção à notícias só atrapalha. Tentar entender o mercado de ações é como tentar entender as mulheres (não fiquem bravas comigo, meninas).

    O que temos que fazer é tentar entender a nós mesmos, não o mercado. Nossa briga não é com o mercado, é com a gente mesmo.

    Motivos para alta e baixa surgem aos milhares… façam um teste: em uma semana, vocês vão achar 99 motivos para alta e 99 motivos para baixa. O mercado é cheio de pegadinhas mesmo…

    Aqui no Leitão em Ação a gente não liga pra notícias… deixa isso para os jornalistas.

    :-)

    Abraços!
    Leitão

  11. 11 Mendes

    Olá Leitão,

    Desculpe discordar de vc, mas concordo com o Ronis e o Fernando. Na minha humilde opinião, a análise técnica funciona muito bem quando as notícias, tanto boas quanto ruins, não estão saindo a toda hora, como é o momento que estamos vivendo. Sei que muita coisa é pura especulação, mas todos nós sabemos que se tem uma coisa que o mercado gosta é de especulação.

    Sendo assim, as vésperas do anúncio de um resultado anual de uma empresa ou de uma notícia impactante como essa da Gerdau, acredito que entrar no papel com visão de especular, é saber que vc terá 50% chance do papel subir e 50% de cair, ou seja, vai ter que ficar “torcendo”, e isso ninguém gosta.

    Tecnicamente analisando, e como muito bem vc mostrou, a Gerdau está realmente muito interessante. Vamos esperar pra ver.

    Aproveitando, vc não analisa a GOAU4? Como papel de longo prazo prefiro ela do que a GGBR4, pois andam praticamente juntas, só que paga quase o dobro de dividendos!!

    Um abraço

  12. 12 Leitão

    Oi Mendes!
    Obrigado por participar da troca de idéias… é para isso mesmo que estamos aqui!

    Sei que essa é uma coisa difícil de engolir: “notícia não presta para nada”. Eu mesmo demorei até que a ficha caiu. Mas é a mais pura verdade: notícia só atrapalha.

    Por que…
    1) O mercado sempre antecipa às notícias… se algum fator está influenciando ou não os preços da Guerdau, ele já foi precificado semanas, meses antes…

    2) As notícias não chegam somente no meu email ou no meu televisor…. quando sai a notícia, sai para todo mundo… só serve para provocar comportamento de massa na multidão emocional…

    3) Existem sempre 10 notícias boas e outras 10 ruins… se formos procurar motivo para uma alta, vamos achar 10…. se, na mesma semana, formos procurar motivo para baixa, vamos achar outras 10….

    4) Notícias atrapalham nossa cabeça…. ao ficarmos expostos a estímulos externos, uma decisão que devíamos tomar com tranquilidade, ficamos abalados e em dúvida quanto a ação… no mercado, a frieza é fundamental, e as notícias atrapalham nossa frieza de pensamento e ação.

    No final, o que vale é o que o mercado acha das notícias, o que o mercado acha da economia, o que o mercado acha da empresa e do setor…. e não o que EU acho…

    Então, para que que eu vou ficar queimando meus neurônios tentando dar minha opinião sobre tudo, se é muito melhor pegar a opinião prontinha, no próprio mercado.

    É por isso que eu olho somente o momento presente, nos gráficos de preços, e não me preocupo com o dia de amanhã…. amanhã eu pego tudo prontinho no mercado de novo, e vou assistir o Animal Planet, que é o melhor programa de televisão para o investidor… :-)

    Grande abraço!
    Leitão

    PS.: A GOAU é ótima sim! Inclusive sou sócio dela também! Só que como elas andam sempre muito juntas, resolvi ficar analisando somente uma… para evitar a fadiga. :-)

  13. 13 Fernando

    Tudo bem Leitão. Mas acho que a GGBR4 saiu um pouco do canal altista no final da semana que passou. Os motivos, bom os motivos podem ser vários. Pela AT temos 17,30 e 19,30 como resitências, tá certo? Rompendo 19,30 deve ir a 22,70. Tá certo?

    Bom, eu estou com ela a 14,87 e pulo fora ou a 14,40 ou a 16,50.

  14. 14 Leitão

    Oi Fernando!
    Não fala AT aqui rapaz que fico até com coceira… não uso AT, uso Análise Gráfica e leitura de psicologia de massa. Heheheh…

    Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/12/16/diferenca-entre-analise-grafica-e-analise-tecnica/

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Jeferson da Luz

    Fala leitão

    Eu lembro quando voce lançou este gráfico sobre a Gerdau, e até comentei com o meu amigo trader…Naquele dia fiquei na duvida e não comprei…até o momento, mais de 10% de rendimento, que não estou ganhando =(.
    Até comentei “Todo mundo que está comprando Gerdau, acessou os gráficos do leitão”…hehehehe

    Abraço

  16. Oi Leitão. Tô adorando as tuas análises, pois são bem sensatas. Concordo plenamento sobre esquecer as notícias. Se a gente for ouvir a CNN vamos começar até a apoiar a invasão do Iraque….

    Eu tbm ia perguntar se vc não acha que 17,36 é uma resistência complicada para a GGBR4, principalmente porque eu demorei pra me mexer e estava pensando em entrar nela agora, a 16,50 com Stop de saída a 15,00 e de olho em uma realização de lucros na casa dos 20,00….

    Valeu demais por chamar atenção para a especulação na AMBV4. Acabei de sair no meu objetivo de 100,00, depois de ter entrado em 95,50.

    =D

  17. 17 Leitão

    Oi Jeferson!
    Heheheh, valeu!

    Não fique triste… é comum ficar chateado por ter perdido uma oportunidade. O que não pode é deixar os sentimentos tomarem conta de nossas ações (cabe até trocadilho eheh). Senão vira ganância. A ganância faz a gente agir precipitadamente. Se perdeu essa oportunidade, o negócio é ficar frio e esperar calmamente pela próxima. E na próxima agir friamente de novo, sem pensar na ganância da última perdida.

    Um bom trader não fica feliz nem triste, age com frieza (é fácil falar, mas difícil de fazer.. é dureza mesmo!).

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Leitão

    Oi Carlos!
    KKKKK!!! É verdade… essa do iraque foi ótima!

    O melhor programa para o especulador é o Animal Planet e “Os Simpsons”.

    Sobre a GGBR4, agora já está meio caro para especular, pois o stop fica caro… pensa bem. O melhor é entrar bem próximo ao suporte principal, como já foi… (segura a ganância… ela é inimiga número-1 do Especulador)

    Parabéns pelo trade com a Ambev…. mas garanta que isso faz parte de um ‘sistema’… não pode ser apenas um trade… tem que ser um no meio de NNN…

    E a velha questão: Especule, mas não deixe de Investir sempre.

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Jeferson da Luz

    Hehehehe

    Nós Analistas de Sistemas temos coisas piores para esquentar a cabeça…hehehe
    Enfim, a 1 ano operando, estou aprendendo várias liçoes, e uma delas é não se precipitar e agir na euforia. O primeiro grande erro, comprei CSNA3 em Maio 2008, na euforia…Desde aquele dia, nunca mais subiu. Na segunda, apostei no primeiro pacote americano, comprei USIM5, 5 minutos antes deles rejeitarem o pacote…Enfim, estou na recuperação com estas ações, e com esta grana nova, vou agir com maior frieza…Por que se eu fosse pela euforia, já tinha me enfiado de cabeça novamente. Vamos esperar a proxima realização de lucros para comprar =D

    Grande abraço

  20. Pois é. Acabei não comprando. Queria ver a tua opinião e também achei que aquela resistência ia me dar dor de cabeça. Ainda não tenho um sistema muito definido, estou buscando uma maneira prática de analisar gráficos sem me complicar com uma grande variedade… Para deixar tudo na sinceridade, meu trade com AMBV4 foi uma simulação através do Folhainvest. Minha grana está na poupança esperando eu ter mais experiência e segurança para especular com uma parte dela. Mas mesmo assim eu vou tentando agir como se fosse dinheiro de verdade e buscando um sistema e uma estratégia de atuação.

    Tô no aguardo das vídeo-aulas. Mais uma vez obrigado por dividir a tua experiência.

  21. 21 Leitão

    Oi Carlos!
    Isso mesmo! Você está fazendo a coisa mais certa: ficar simulando operações antes de entrar de verdade. É bom até para que depois quando você for fazer as vídeo-aulas absorver o conteúdo de forma melhor. É bom ter bastante dúvidas e já ter perdido a virgindade no mercado.

    O principal nesses simulados é agir como se fosse dinheiro de verdade. Faça cada operação como se fosse seu dinheiro mesmo! Sofra! É muito importante isso, senão o simulado ao invés de te ajudar vai é te envenenar. Tem que dar calor na cadeira quando estiver fazendo as simulações… repito: é muito importante isso!

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Gustavo

    Oi Leitão! Acompanho seu blog a dois meses quando comecei a operar na bolsa e essa é a primeira vez que escrevo. Estou sempre buscando uma oportunidade para colocar parte da minha poupança. Vi através do seu blog e de outros sítios a situação da GGBR4. Acabei comprando no dia 02/02 por 14,92 e vendendo hoje (04/02) por 16,63. Sei que a ação ainda tem potencial de valorização, mas como estava com meta de ganho de 10%, acabei vendendo. Meu próximo passo será me cadastrar numa corretora onde eu possa configurar stop (inclusive o dinâmico que eu acho uma mão na roda) uma vez que a corretora do meu banco não disponibiliza essa ferramenta.

    Parabéns pelo blog! Abraço!
    Gustavo

  23. 23 Leitão

    Olá, Gustavo!
    Obrigado! Que bom que está gostando… aqui é nossa cozinha mesmo, fique à vontade!

    Parabéns pelo bom trade com Guerdau!

    Veja só que interessante, e isso serve para os outros leitores que estão aqui: você disse que a apenas 02 meses está operando… você com certeza tem a mente mais limpa, pelo pouco tempo… uma pessoa que já está a 01 ano tem a mente cheia de caraminholas, e isso atrapalha operar… pelo que percebi, você agiu de forma simples e objetiva, e pronto! …sem as centenas de influencias externas que afetam a cabeça da gente.

    Abraço e bons trades!
    Leitão

    PS.: Não esquece de Investir sempre… Especular é legal, mas Investir é fundamental.

  24. 24 Laenir Ana

    Oi Gustavo!
    Achei o teu comentário interessante.Como funciona o stop dinâmico?

  25. 25 Sam

    Laenir Ana

    Ele deve estar se referindo ao STOP MÓVEL que algumas corretoras disponibilizam em seus respectivos Home Brokers.

    Funciona da seguinte forma:

    Suponha que vc compre GGBR4 por 14,50 e coloque um STOP em 14,40. Mas como vc tava c sorte ao inves de a cotação cair ela continue subindo ( maravilha heim rs ) ai vc pode configurar um STOP MOVEL para que qd a cotação chegue a determinado valor ( 15,50 por exemplo ) seu valor de stop configurado inicialmente ( os 14,40 ) suba aos poucos tb ..junto c a cotação. A forma como ele subirá tb é pre-determinada por vc. Por exemplo, vc pode optar para que passando a cotação por 15,50 a cada 0,10 q ela suba seu stop tb suba outrosa 0,10 indo para 14,50.

    Não sei se deu p entender rsr mas se vc ligar p a corretora eles podem te explicar melhor.

    SM

  26. 26 Gustavo

    Oi Leitão, Laenir Ana e Sam!

    Eu estava me referindo ao stop móvel mesmo. Embora eu esteja operando a apenas 2 meses, já perdi oportunidades de vender melhor minhas ações por não possuir alguma ferramenta de ajuda. Na minha corretora eu tenho que acompanhar as cotações e lançar as ordens, muitas vezes isso não é possível, pois trabalho e costumo ir a campo, o que impossibilita o uso de internet.

    Sobre á questão de Especular e Investir. Me cadastrei pensando em Investir, mas percebi que não consigo separar as ações para Investimento e Especulação se estas estiverem na mesma corretora. Por isso penso em abrir conta em uma nova corretora que possua corretagem fixa (a atual utiliza tabela Bovespa com 50% de desconto) e ferramentas para Trade. Nesta nova correta eu irei Especular. A corretora atual será usada para Investimento.

    Beijos e abraços!
    Gustavo

  27. 27 Lucas

    Leitao, desovei hoje minha GGBR4 que comentei abrindo o topico la em cima, 15% em uma semana, show de bola….
    Leitao, queria fazer uma sugestao de vc fazer tambem uma analisa do Dow Jones, pois esse tem influenciado diretamente no IBOV, o que que vc acha???
    obrigado e muito obrigado sempre pelos graficos!!!

  28. 28 Leitão

    Oi Lucas!
    Parabéns!! 15% tá ótimo! Mas garanta que isso faz parte de um ‘sistema’ de NNN trades… um trade apenas não quer dizer nada para um Especulador. E não esqueça de Investir sempre.

    Bem, sobre o Dow Jones, já comentei sobre isso aqui, não lembro o tópico… mas a questão é que ele mais atrapalha do que ajuda. Quanto mais referências se tem, pior é, pois confunte e dificulta sua ação, e um Especulador tem que ser decisivo, não pode titubear. Existe sim uma correlação entre o DJ e IBOV, e entre todos os índices mundiais, pois o movimento de massa é globalizado, mas essa correlação expressa-se melhor em meses e anos, não em dias.

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Adauto

    FALA LEITAO!!!
    CARA, COMPREI GGBR4 POR 16,80 , MAIS PARA INVESTIR.COMPREI 800 ACOES.PARA INVESTIMENTO, SE FOR COMPRAR MAIS VC ACONSELHARIA EM QUAL PRECO?
    VALEU PARCEIRO

  30. 30 Leitão

    Oi Adauto!
    Ok, para investimento está ótimo… mantenha por 3/5/8 anos…
    Se for comprar mais, compre parcelado, todo mês… o mesmo valor… não interessa a cotação…
    Se for comprar visando Valuetion (comprar barato e manter), espere caso haja mais uma queda considerável, e o IBOV vier abaixo de 30k….

    O importante é ter estratégia… comprar aleatoriamente e manter não é estratégia…
    Verifique isso… Leia Benjamin Graham… Não invista sem ter uma estratégia e um pouco de conhecimento dos mecanismos do mercado.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s