Chat 26/jan a 01/fev

26jan09

chatOlá, pessoal!

Como a participação de todos(as) foi muito legal, segue então o Chat dessa semana.

Fiquem à vontade para perguntar, responder, interagir, papear… este espaço é para todos os leitores(as) interagirem mesmo…

Abraços!
Leitão
Acompanhe este blog via RSS



26 Responses to “Chat 26/jan a 01/fev”

  1. Caro Leitão
    Conheci seu blog hoje e achei muito legal, vou voltar sempre. Me tire uma dúvida, como você faz para plotar os suportes e resistências que aparecem nos gráficos? É fibonacci? Os gráficos são feitos no metastock, correto? Eu também utilizo este software e achei suas linhas de suporte e resistência da congestão muito legal e que queria replicar nos meus ativos que analiso. Você utiliza algum plug-in? Me manda essa dica aí… Valeu !!

    Um abração

    Humberto

  2. 2 Makoto

    Fala Leitão!

    Tô comprado em TCSL4. Depois dá uma olhada no gráfico e veja se não tá apetitoso. Fora a notícia 6a feira em que a CVM exigiu um OPA da operadora italiana da TIM. Abraço!

  3. 3 Leitão

    Olá, Humberto!

    Que bom que está gostando! Seja bem vindo!

    Bem, utilizo Fibonacci sim, o mesmo que já tem no MetaStock. Mas o mais legal são os princípios de seu uso, que estão por trás da ferramenta. Não dá para explicar aqui neste espaço… como tem muita gente me pedindo, estou elaborando umas vídeo-aulas muito legais sobre este e outros assuntos…. já já sai.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Leitão

    Oi Makoto!
    Seu primeiro comentário aqui? Seja bem vindo!

    Uma pena, mas vou ficar devendo, pois não estou acompanhando a TCSL4 esses dias. Se der tempo dou uma olhada hoje a noite em casa.

    Uma dica: cuidado com essas ações de 2a. e 3a. linha… tem ações de 1a linha dando sopa muito melhores para especular….

    Abraço!
    Leitão

  5. Ei Leitao!

    (agora no chat valendo! kkk)

    Ja to eu aqui novamente com minhas duvidas!

    Leitão, como identifico quais ações são de 1a., 2a. ou 3a. linha?

    Obrigado mais uma vez!
    F.

  6. 6 Leitão

    Oi Fred!

    Bem, tem conceito técnico da Bovespa para isso, mas vou ser mais objetivo:
    Petro, Vale, Bradesco, Guerdau, Itausa, CSN, Cemig, Weg, são excelentes empresas… por isso estou sempre acompanhando elas… as outras são as outras…

    São empresas monopolistas ou líderes de seu segmento, com demanda garantida, que dão lucros consistentes, que sempre crescem, que são robustas e principalmente fáceis de entender (se perguntar para uma senhora na fila do caixa de supermercado ela vai dizer que é boa empresa).

    As outras, 90% são fumo! Para achar coisa boa que valia a pena Investir tem que analisar muito sob o ponto de vista de Análise Fundamentalista e Valuetion. E para Especular tem que ter muito cuidado e nem sempre prestam, pois a liquidez é sofrível – um erro pode ser fatal.

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Fabiano

    Olá Leitão…

    Pelos seus comentários já percebi que vc é um pouco avesso às empresas de 2º e 3º linha, e com razão, pois como disse, precisamos muito cuidado para analisá-las.

    Mas uma empresa hoje me chamou muita atenção, fazendo uma análise técnica no papel, a HYPE3, a qual não posso dizer a mesma coisa com relação à análise fundamentalista.

    Vc teria algo a dizer a respeito dela? O gráfico tá bonito…

  8. 8 Leitão

    Olá, Fabiano!

    Não mexe com essas bombas não, a não ser que você goste de brincar de ações… mas acho que para emoções fortes é muito melhor fazer motocross, trilhas, escaladas, rafting, etc…. :-)

    Veja bem, temos, por exemplo, Bradesco, que é uma excelente empresa, oscilando mais de 5% ao dia… para quê mexer com esses fumos. :-)

    A HYPE3 não tem histórico nem para aplicar análise gráfica, quanto mais fundamentalista.

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Antonio

    Boa noite Leitão,

    Muito boa sua dica de bbas3, acompanho faz tempo e hoje ela estava no ponto de compra.

    abraço

    Antonio

  10. 10 Leitão

    Oi Antonio!

    Eu esperaria mais para comprá-la…. ainda tem chance de atingir o suporte antes de subir. Mas se for um trade bem rápido pode até ser…

    Abraço!!
    Leitão

  11. 11 Makoto

    Leitão, vc utiliza RSS na página inicial? Gostaria de acompanhar seu blog!

    Forte abraço!

  12. 12 Leitão

    Oi Makoto!
    Vou te confessar: essa coisa de RSS até hoje não peguei o jeito… não sei como colocar na minha página inicial :o)

    Tem dois jeitos que fiz: Um é clicar na opção de enviar email para você toda vez que fizer um comentário – é uma caixinha de clique logo abaixo do campo de texto do formulário de comentário; A outra é você deixar seu email no link lateral do blog “Receba os gráficos do leitao em seu email”.

    Se alguém souber como colocar esse tal de RSS na página inicial por favor me fale :o)

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 alexandre lima

    ola leitao

    alem dessas açoes q vou acompanhar, creio que a açao da propria bovespa(bvmf3) e uma excelente açao. gostaria que voce posta-se graficos dela.

    valeu

  14. 14 kattia

    olá leitão…putz não entendo nada desse mundinho de ações,mas sou curiosa..rsrs…tô com 50 mil de bob pra apostar…o que vc me recomendaria?ptr4…vale5…ggbr4?to com a corretora itautrade…me dá uma luz aí miguxo..rs
    kat

  15. 15 Leitão

    Olá, kattia!

    Seja bem vinda! Seu primeiro comentário… espero vê-la mais vezes…

    Bem, vou tentar ajudar…

    Ao contrário do que parece, mercado de ações não é só para “profissionais” não. Qualquer pessoa pode e deve investir em Bolsa – é sem dúvida a melhor aplicação.

    Só que, para aplicar em bolsa, é preciso antes tirar uma “carteira de motorista”… senão é o mesmo que dirigir sem habilitação – acaba batendo em um poste :-)

    Estou elaborando umas vídeo-aulas para explicar essas e outras coisas, e vai ser bem legal. Tem muita gente me pedindo, e por aqui somente é difícil explicar… então, pelas vídeo-aulas vai ficar bem interativo e fácil aprender…

    Mas, até ficarem prontas, seguem umas dicas:

    1) Pegue seus 50k e aplique tudo em CDB em algum banco que pague no mínimo 95% do DI (com 50k você consegue até mais do que 95% do DI) – assim você vai conseguir algo próximo de 1% ao mês (liquido da menos…).

    2) Mensalmente, você vai tirar 1.000,00 dessa aplicação e comprar: Petr, Vale, bbdc4, ggbr4, csna3, itsa4, wege4, cmig4. Compre todo mês os mesmos 1k sempre no mesmo dia – por exemplo, todo dia 10 de cada mês. Vá comprando uma ou duas por mês… por exemplo: num mes compre petr e vale, no outro guerdau e cmig4, etc..

    3) Depois que você tiver comprado 25k (25 meses depois), você vai reavalidar se continua ou se vende tudo e começa tudo de novo. Até completar esses 25 meses, estude bastante sobre a bolsa… até lá você já estará com bastante experiência para tomar novas decisões. Não se preocupe com oscilações… quanto mais o mercado cair, melhor pra você, pois vai poder comprar mais ações com a mesma quantia de 1k.

    4) Se desejar fazer Especulações, use somente uma pequena parte de sua poupança. Mas para isso é preciso mais experiência.

    Abraço e bons investimentos!
    Leitão

  16. 16 Leitão

    Oi Alexandre!

    bvmf3 é uma exelente ação? Eu não sei dizer não… empresa nova não dá para aplicar análise gráfica, nem mesmo análise fundamentalista.

    Para dizer que bvmf3 é uma boa ação, é preciso conhecer direitinho, a fundo, ela e seu setor….

    Garimpar ações só é necessário quando estamos em uma grande alta (como antes da crise). Na crise, existe tanta ação de empresas realmente consolidadas dando sopa que é desnecessário gastar energia com ações desconhecidas.

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 kattia

    valeu miguxo…mas preciso aproveitar essa crise…e o momento é agora…em setembro podia ter comprado petro no fundo do poço,mas não tinha grana entende,agora ainda dá tempo pra tirar proveito da situação(rsrs),,,,investimento no cdb pode esperar um pouquinho…estou vendendo outros imóveis que só dão dor de cabeça e aí sim invisto em cdb…mas acho que o momento são as blue chips né…ou tô errada? bjux
    kat

  18. 18 Leitão

    Oi Kat!

    Eheheh… tenha calma! Para investir em bolsa tem que ter sangue frio, e dar tempo ao tempo.

    Bolsa é um ótimo lugar para se construir patrimônio, mas leva tempo.

    Não existe essa coisa de lucro oportunista não. Digo isso com a maior segurança do mundo… lucro oportunista hoje, vai embora amanhã.

    Entendo que você possa estar anciosa para “pegar logo a alta”. Mas, e se cair? Ainda estamos em tendência de baixa de longo prazo.

    Vou acelerar então para você: ao invés de comprar 1k por mês até dar 25k, compre 3k por 16 meses, o que vai dar +/- os 50k atuais.

    Juízo, heim!

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 thiago

    leitão, me habituei a ler seu blog e acompanhar algumas blue chips principais, usim5, petr4, vale5, csna3, ggbr4, bbsa3, bbdc4, e a do bradesco anda beliscando perigosamente o suporte de sua congestão. Observei tambem que a csna entrou em uma pequena congestão com suporte em 33,40 mais ou menos e resitencia em 36,40 – estou certo?

    vale a pena comprar o bradesco a 20,90? ela ta muito atraente!!!!!! e o banco do brasil, foi so um repique corretivo pelas grandes perdas?

    abraços leitão

  20. 20 Leitão

    Oi Thiago!

    A Csn está mais ou menos como você falou, só que não está muito bem configurada, então o que vale é a última análise que postei mesmo…

    Bradesco também está conforme último post… Eu já entrei e já saí… Fiz uma especulação rápida com lucro rápido… mas esse suporte está bom mesmo para especular (só tomar cuidado com stop).

    Branco do Brasil, prefiro esperar até mais em baixo… mais seguro.

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Alexandre Mazzei

    E ai Leitão, tudo bem?
    Parabéns pelo domínio!
    A propósito, encontrei um programa legal para fazer videos sem a limitação dos 5 minutos do jing…o nome dele é cantasia…espero que goste…
    Kattia,
    O que o Leitão falou é muito sério…compre aos poucos…a renda é variável, lembre-se disso.
    Se quiser alguma ajuda, vá na comunidade do orkut “iniciante 100 medo” que eu te ajudo por lá.
    Se quiser ler mais sobre o assunto, tem uma revista muito boa que ajuda o pequeno investidor, o nome dela é “invest mais”
    http://www.revistainvestmais.com.br/
    Te aguardo por lá…
    Leitão, parabéns pelos vídeos, está muito bom.
    Abraço a todos e bons trades.

  22. 22 Leitão

    Oi Alexandre!
    A quanto tempo! Apareça mais por aqui!

    Você sabe onde consigo o Cantasia free? Se alguém souber, me fale por favor: leitao@leitaoemacao.com

    Grande abraço!!
    Leitão

  23. 23 Anônimo

    Olá Leitão. Vejo um pessoal solicitando idéias sobre algumas ações que
    “não são a sua praia” (Minas não tem praias mesmo!!!). Vou me permitir
    sugerir um site. Talvez ajude, não custa tentar
    http://smallcaps.blogs.advfn.com/
    []s
    Augusto

  24. 24 Leitão

    Oi Augusto!

    O Anderson, que mantem o blog que você citou, é um cara estudioso e dedicado, e chegou até a escrever um livro sobre small caps. Para quem quer aprofundar no tema, recomendo.

    Acontece que a internet e as livrarias estão cheias de informação mesmo. Estamos na era da informação, mas não na era do conhecimento. Infromação e conhecimento são coisas diferentes.

    Informação é o que chega até você, conhecimento é o que sai de dentro de voce.

    É meio filosófico mesmo, mas é importante isso… muitas vezes nos vemos sedentos por informação e vamos devorando tudo. Principalmente hoje em dia, que ela está jorrando pelos canos (ou redes!).

    Penso o seguinte: antes de se sair por aí devorando tudo que vem pela frente, é importante olhar pra dentro da gente mesmo e responder, sinceramente, algumas perguntas fundamentais: O que eu quero pra mim? O que eu gosto e o que eu não gosto? Dos NN caminhos que vejo possíveis, por qual vou seguir?

    Por exemplo, para aplicar em Small Caps (que basicamente são ações menos populares, de companhias menores) é imprescindível aprender sobre análise fundamentalista e sobre Valuetion, e na maioria das vezes não se pode Especular em Small Caps usando gráficos.

    Correndo o risco de falar uma heresia, mas Small Caps são na maioria das vezes para Investir, e não para Especular. E é aí que muita gente erra, pois começa a Especular com small caps.

    Para investir em small caps, repito, é preciso dedicação, estudo, conhecimento de análise fundamentalista, valuetion, e ficar sempre antenado na empresa e seu setor.

    Durante os últimos 03 anos, com o mercado muito caro, as small caps eram boas alternativas, já que as blue chips estavam muito caras, e tinha-se que garimpar oportunidades nas ações menos conhecidas. Agora com o mercado em “crise”, a coisa mudou, pois facilita bem a vida da gente, já que as boas blue chips estão com bons descontos e boa volatividade.

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 armando

    Leitão, para Vc que gosta de filosofia, passo como recebi,

    “…. Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
    E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.”
    Dalai Lama

    Armando

  26. 26 Leitão

    Oi Armando!
    É verdade mesmo… tem que ter equilíbrio, e não é fácil. Como equilíbrio também é meio chato e inerte, eu gosto de ir alternando entre 8 e 80… :-)

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s