Chat 19 a 25/jan

19jan09

chatOlá, pessoal!

Tive uma ídeia, e vamos ver se pega… vou criar um post semanal para “chat” tanto comigo quanto entre os leitores(as) do blog Leitão em Ação. A idéia é aumentar ainda mais a interação entre todos…

Então fiquem à vontade para interagir (perguntar, responder, etc)… basta ir postando comentários…

Abraços!
Leitão



27 Responses to “Chat 19 a 25/jan”

  1. 1 Ana Carolina

    Ei Leitão! Adorei a idéia! E adoro o blog também!

    Vou “interagir” então rsrsrsrs

    Queria saber onde vocês aplicam em Renda Fixa e se possível o % médio de rentabilidade. Pois fico em dúvida quanto às melhores opções para deixar o dinheiro que não está em Renda Variável.

    Fico grata a todos pelas respostas!
    Bejos!!
    Ana Carolina – BA

  2. 2 Leitão

    Olá, Ana!

    Em matéria de renda fixa eu uso o CDB atrelado ao DI… 95% da SELIC mais ou menos… E também o Tesouro Direto (veja mais detalhes no site do Tesouro Direto). O CDB é mais prático e mais fácil por e tirar. O Tesouro tem rentabilidade melhor e variações que você escolhe, como por exemplo usar um indexador atrelado à inflação.

    Abraços!
    Leitão
    PS. Pessoal, fiquem à vontade para dar mais dicas para a Ana ou mesmo postar outras coisas.. este post aqui é justamente para isso: Chat.

  3. Ola Leitao!

    Comecei a investir em Bolsa de Valores ha uns 3 meses. Venho investindo um pouco por mes, diversificando alguns papeis. Meu objetivo é investimento, mas como sou muito cru no assunto, acabei comprando alguns “micos” tb!

    Tenho grande dificuldade quando tento especular, fico sem saber quando me livrar de alguns micos. Atualmente fico somente olhando o vai-e-vem destes papeis pra ver se ainda vale a pena mante-los ou seria melhor vender no prejuízo e pegar um papel “chocolate” de uma vez.

    Vou postar algumas duvidas aqui, ok?

    1) Quanto tempo seria razoável para esperar a reação de algum papel?

    2) Comprei Petr4 a um preço bom, fico muito tentado em comprar mais, mas o papel nao baixa entao fico olhando outras possibilidades (comprei Vale outro dia) para nao comprar o papel com um valor muito acima do que ja consegui pois fico pensando que diminuiria assim meu percentual positivo… é bobagem pensar assim? Devo sempre esperar a baixa do papel para investir?

    3) Falando em especulação, existe algum percentual de lucro (falo como uma dica) para vender algum papel? Tipo, veio alguma alta do papel, se começar a cair, salvando uns 10% é razoável?

    4) É melhor diversificar minha carteira em muitas opcoes ou seria melhor escolher umas 4 opcoes mais solidas?

    Leitao sei que essas duvidas podem parecer idiotas mas pra mim seria ótimo saber se minhas idéias estão sendo mais acertadas ou se devo repensar meus caminhos.

    Obrigado pela atenção Leitão!

    Abraços

    F.

  4. 4 Douglas Shimada

    Eae galera!

    como foi o ano de 2008 pra vcs??? mtus lucros ou mtas perdas??? rssss

    abrçs

  5. 5 Leitão

    Olá, Fred!

    Não fique ancioso… essa coisa demora mesmo… mas vai fazendo conforme você falou: comprando mes a mes ações boas (depois vou criar umas vídeo-aulas sobre isso, detalhando… vai ser legal).

    Respondendo, bem objetivo:
    1) Se foi Especulação, o tempo é dias e no máximo semanas… se não, foi erro. Se for investimento, o tempo é anos (3,5,10…);

    2) Para Investimento, não se preocupe com pequenas variações… vá comprando mensalmente o mesmo valor, no mesmo dia do mes…. e só venda depois de 5 anos ou mais.. Para Investimento, o que importa são grandes variações (o mercado atual já está com bom desconto e pode cair ainda mais, o que seria ótimo)… para Especulação ai sim importa pequenas variações.

    3) Especulando, lucros de 5%, 10%, 15% já estão ótimos… atualmente, como o mercado está oscilando muito, consegue-se até lucros de 20% (mas isso é jogatina, não deixa ninguém rico… voce pode fazer isso, mas deve continuar investindo no longo-prazo) – Além disso, seu método deve garantir que você ganhe mais quando acerta e perca menos quando erra. Um bom trader acerta 50% das vezes, mas ganha mais quando acerta e perde pouco quando erra (tem mais detalhes, vou explicar isso melhor nas vídeo-aulas).

    4) Para Investimento, vá em Vale, petr, guerdau, bradesco, csn, itsa4, wege e cemig… (exemplo); Monopolistas ou líderes de segmento, com muita demanda e lucros constantes…

    Abraços!
    Leitão

  6. 6 Leitão

    Oi Douglas!
    Pra mim 2008 e 2009 serão anos de semeadura…. a colheita vem depois…. (investimento)
    E umas boas especuladas também pois não sou de ferro… rss
    Abraço!
    Leitão

  7. Valeu d+ pelas dicas Leitao!!!

    To na espera das vide-aulas!

    Grande abraco,

    F.

  8. 8 alexandre lima

    boa noite a todos

    ei leitão vc acha que o copom vai baixar os juros? isso pode influenciar o preço das ações dos bancos positivamente?

    a posse de obama pode influenciar o mercado?

    especular=esse e o momento.

  9. 9 Anônimo

    Olá Leitão. Vou Tentar responder a ANA CAROLINA Não sei se vou ter tempo disponvel para escrever tudo. Vou escrever algo e o pessoal vaI discordando,complementado,criticando,corrigindo,etc
    I).alguns dados são importantes para renda fixa,como por exemplo
    1.idade
    2.o quanto voce tem em dinheiro para a aplicação inicial
    3.renda familiar mensal: quanto sobra cada mes para voce aplicar
    4.objetivo para o qual Você vai guardar o dinheiro.
    5.tempo qua voce pode deixar o dinheiro guardado sem precisar dele(relacionado com o item 4,objetivo.
    b)uma aplicação tem 3 pilares:
    1.RENTABILIDADE
    2.LIQUIDEZ
    3.SEGURANÇA
    –RENTABILIDADE: é quanto a aplicação rende (menal,anual,etc).A rentabilidade na verdade seria o dinheiro voce ganhou descontada a inflação. Geralmente quanto maior a rentabilidade maior o risco(menos segurança). Geralmente voce consegue uma rentabilidade maior quanto maior a quantia que tem para aplicar (quanto maior a quantia maior a taxa num CDB por ex.); e o maior tempo que voce pode deixar o dinheiro PARADO (p. ex. em algumas aplicaçoes o IR inicial é de 22,5% e após 720 dias é de 15%)
    –LIQUIDEZ:é a capacidade (rapidez) do seu investimento virar dinheiro na sua mão.Por exemplo,se voce investiu num imovel e precisa vender para fazer dinheiro vai levar mais tempo para voce ter o dinheiro na sua mão QUE se voce tivesse investido na caderneta de poupança e fosse ao banco e retirasse o dinheiro.
    –SEGURANÇA:é o risco que voce tem de perder seu dinheiro. Vale dizer que para o dinheiro depositado nos bancos existe um FUNDO GARANTIDOR, que garante ate 60 mil por CPF.Quer dizer que se o Banco falir voce recebera até 60mil. Se voce tem 40mil recebe os 40 mil. Se tem 110 mil recebe 60 e perde 50mil.
    ____
    II) algumas aplicaçoes e que acho delas.
    1.CADERNETA DE POUPANÇA: se voce não quer se incomodar e este mesmo. A rentabilidade não e das melhores mas NAO TEM desconto do IR; nao tem taxa de administraçao, a LIQUIDEZ é otima.Tudo bem que voce perde algum rendimento se tirar fora do dia de aniversario mas o dinheiro cai na sua mao NA HORA. Lembre-se qua alguns fundos é D+3 (voce pede o dinheiro hoje e leva 3 dias para ele estar disponivel para retirar). Pode depositar e retirar qualquer quantia (os fundos e CDB geralmente tem uma quantia minima para ser movimentada). Segurança: nao tenho certeza mas parece que garante ate 20 mil por CPF e parece que a CEF garante todo o capital… a confirmar.
    2.CBD: Voce vai ter que negociar a taxa direto com o Banco.Conforme a quantia que voce tem a rentabilidade aumenta. Ate onde eu sei tem banco que paga até 106% do CDI.Depende por exemplo, se o banco ja tem uma previsao de emprestar este dinheiro ele pode se dispor a pagar uma taxa maior pois recebera mais (MUITO MAIS) de quem ele vai emprestar. Então a Rentabilidade é melhor que a poupança,
    a Lliquidez é otima, a Segurança é o proprio banco pois no CDB na realidade se empresta dinheiro ao banco. Se o banco falir voce recebe ate 60 mil. Desconta IR
    proporcional ao tempo que voce deixa o dinheiro depositado.
    3.FUNDOS DE INVESTIMENTO: varios tipos,depende do perfil pode ser mais ou menos arrojado (arriscar mais e ganhar mais ou perder mais). Desconta IR e tem taxa de ADMINISTRAÇÃO. Geralmente no rendimento informado não esta descontado o IR. Normalmente Tem quantia minima para aplicar e sacar (por exemplo: vc so deposita se tiver 500 reais ou mais e ao sacar tm que sacar 500 reais ou mais).Todos eles pagam quase a mesma coisa.O que diferencia e a taxa de administração que quanto maior for menos sobra para voce.
    4.TESOURO DIRETO:mais complicado.Ana, Se Voce tiver interesse ate explico mais.
    ____
    III)Então vou fazer uma estratégia para pouco dinheiro. Junta aos pouquinhos na poupança até conseguir uma quantia boa para poder aplicar num fundo de investimento com taxa de administração mais baixa. Se voce nao quer saber muito sobre fundos aplique num DI pós fixado. Depois de juntar uma quantia maior negocie com o banco uma taxa boa para um CDB.
    Alguns bancos ja lançaram modalidades de CDB em que voce pode depositar quantias menores e QUANTO MAIS TEMPO voce deixa o dinheiro parado a taxa vai subindo podendo chegar a 103% do CDI. Sei que o Santander tem este tipo de CDB mas me parece que o investimento inicial é de 50mil. Tenho que checar melhor.
    Sei que o Bradesco tem um CDB (que se for amigo do gerente, ele pode conseguir uma taxa melhor mesmo com quantias menores) que tem baixa automatica na Conta corrente,isto é,voce deixa o dinheiro aplicado rendendo e se emitir um cheque o dinheiro é sacado automaticamente do CDB evitando ficar com a conta negativa. Atualmente a maioria dos bancos tem modalidades semelhantes. Quando for ao seu banco peça para lhe explicarem os diversos tipos de CDB que eles tem.
    ___
    IV)Ana Carolina: tem muito mais para escrever mas o tempo ja foi.Espero ter ajudado, se ficaram duvidas escreva de novo que ou tentar responder e se nao conseguir o pessoal me ajuda.
    []s
    Augusto

  10. 10 Leitão

    Olá, Augusto!
    Puxa! Legal tudo que escreveu… rápido e direto ao ponto! Obrigado!
    Leitão

  11. 11 Leitão

    Olá, Alexandre!

    Hehehe… não vamos complicar a coisa. Aqui no Leitão em Ação a gente não se preocupa com notícias… para quê ficar ouvindo os intermediários (mídia) e tentando prever futuro se a gente pode ir direto na fonte?

    Deixa isso pra Economista ou Jornalista. Aqui nos somos Investidores e Especuladores.

    Não importa o que Nós achamos sobre juros, mudança de presidente, etc… importa o que o Mercado acha. Muitas vezes, o mercado vai contra o senso comum (vide o Investment Grade – era boa notícia, e o mercado despencou) (vide o 11/set nos EUA – era péssima notícia e o mercado subiu muito logo depois….).

    Indo direto na fonte (preços), e olhando nosso mapa (gráfico de preço) sabemos tudo que o mercado está achando sobre tudo…

    Além disso, o Mercado está sempre à frente… ele já precificou e nos disse o que acha sobre tudo isso meses antes… vide os últimos gráficos do IBOV aqui no blog… a várias semanas atrás o Mercado já está nos dizendo que está gostando do novo presidente dos EUA e que os juros estão indo bem…

    Abraços!
    Leitão

  12. 12 Ana Carolina

    Nossa, pessoal!! Que legal essa interação!!
    Muitíssimo obrigada ao Leitão e ao Augusto!!
    Ajudou demais!! Agora já sei por qual caminho vou seguir!!
    Super beijos!!

    Ana Carolina – BA

  13. 13 hhissashi

    Olá, pessoal!
    Sou novo aqui, mas só gostaria de lembrá-los, que o Folhainvest está de volta!

  14. 14 derik

    Queria so deixar uma frase em agradecimento ao amigo leitão e a todos que compartilham as informações

    ” O excelente mestre não é o que mais sabe, mas o que mais tem conciência do quanto não sabe. Não é o que é viciado em ensinar, mas o mais ávido a aprender. Não é o que declara os seus acertos, mas o que reconhece suas limitações”

    Você é um excelente mestre aqui no blog leitão, continue com os estudo e o blog, pois eu preciso dele !!!!!!!

    Obrigado !

  15. 15 joe

    Olá Leitão,
    Parabéns pela iniciativa!
    Gostaria de saber se depois desta queda de 4%, ontem, e a saida confirmada de capital estrangeiro da bolsa, se os graficos e tendencias que postou continuam inalterados.
    Abç
    Joe

  16. 16 Leitão

    Olá, Derik!! Puxa, muito obrigado!!
    Fico feliz de poder ajudar… e eu aprendo muito com todos aqui também!
    Abraços!!

    Olá, Joe!
    Obrigado também!
    Os gráficos continuam na mesma configuração, por isso não postei nada de novo…
    Qualquer nova configuração pode deixar que posto atualizando.
    Obs.: A ITSA4 está próxima de atingir um suporte muito bom para especular… vale a pena dar uma olhada… (nunca esqueça de ter estratégia de saída, heim!)

    Abraços!
    Leitão

  17. 17 Mônica

    Augusto,
    Consegui uma taxa 102 no CDB (unibanco) e olha que foi uma quantia alta.
    Você acha que negociei mal?

  18. 18 Mônica

    Leitão,

    Dei uma especulada na POSI3 quando estava 5.75 (comprei em setembro) e vendi a 12.68 em outubro. Claro que confiei no boato da positivo ser comprada e arrisquei.
    Fiquei tão empolgada com a minha sorte de principiante que arrisquei novamente quando bateu nos 5.89, ha 6 dias.
    Minha pergunta é: Você acha que pra especular, 1 ou 2 meses é muito tempo pra ficar com a ação?
    Lembrando que não preciso do dinheiro…é só pra “brincar” mesmo :-)

    Parabéns Leitão. Seu blog tá cada vez melhor!

  19. 19 Leitão

    Oi Mônica!

    Sortuda!! Rsss
    A sorte conta sim, mas conte com ela somente para lucro… para prejuízo não deixe por conta da sorte não, viu! Rs..

    Bem, se for em um trade especulativo em que você esteja com lucro, pode-se ficar até meses, mas o prejuízo deve-se cortar de imediato. Sorte para cima tudo bem, sorte para baixo é dar sopa para o azar.

    Abração!
    Leitão

  20. 20 Lúcia

    Oi leitão!
    Gostaria de lhe parabenizar pelo blog, que esta excelente!
    Você tem alguma análise para a ALLL11? Me parece que o preço dela esta bem atrativo.

    Abraços.

  21. 21 Leitão

    Oi Lúcia!

    Obrigado!

    Uma pena, mas não estou acompanhando a ALLL11, vou ficar devendo desta vez.

    Uma dica: Tanto para Especular quanto para Investir, tem coisa bem melhor… só vá nessas de 2a e 3a linha se você conhecer bem a empresa e o setor.

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Anônimo

    Mônica: sendo no Unibanco é uma taxa muito boa. Negociou bem!!!
    []s

    Augusto

  23. 23 alexandre lima

    amanha com certeza e alta
    e hora de especular um pouco
    boa sorte a todos

  24. 24 Lúcia

    É… o mercado é mesmo imprevisível Alexandre!
    Dia 22 eu também tinha certeza que iria ser um dia de alta, porém não o foi.
    Tinha ganho muito dinheiro com essa volatidade que a crise trouxe, mas agora já entreguei meus ganhos. rs
    O bom disso tudo é o aprendizado que fica, e se formos persistentes com certeza sairemos com bons lucros!

    Abraços

  25. Leitao, bom dia!

    Mais uma duvida de iniciante… vc sempre fala em “estratégia de saída”, e sempre fico pensando em um valor que acredito que seja bom pra vender as acões que comprei.

    É isso mesmo? Ou é alguma coisa mais complicada que tenho que saber no meu home broker?

    Seria algo do tipo, compre em 23,60 e venda em 24,90… mandando as 2 ordens juntas?

    Obrigado Leitao!

    F.

  26. Puts! Foi mal!

    agora que me liguei que o chat ja “venceu”!

    kkkkk

    Depois pergunto mais no próximo!

    ;)

  27. 27 Leitão

    Oi Fred!

    Bem, o assunto é um pouco mais longo, mas vou tentar ser suscinto aqui.

    1) Você deve comprar já sabendo por quanto vender, se subir e se cair.

    2) Você deve ter uma bola relação de ganho/perda e acertos/erros (isso é longo pra explicar… nas vídeo-aulas que estou fazendo, vai ficar melhor para explicar isso – em breve sai…)

    3) Você deve manter o mesmo método durante muitos trades, ou seja, não pode ficar trocando de método a cada intepérie do mercado… ganho/perda e acertos/erros deve ser metódico… você vai ganhar e perder sempre, mas no final de NNN trades, a soma é positiva a seu favor…

    Bem, resumidamente é isso… por isso estou preparando as vídeo-aulas, pois tem muita gente me pedindo, e desta forma posso entrar em mais detalhes e ajudar mais.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s