Diferença entre Análise Gráfica e Análise Técnica
Muita gente (aliás, quase todo mundo que vejo), não sabe a diferença entre Análise Gráfica e Análise Técnica… acham que é tudo uma coisa só: “Análise Técnica”.
Na verdade, não é. São inclusive muito diferentes, e saber essa diferença é importante, apesar de quase ninguém saber disso.
Se fossemos classificá-las pela escola, diríamos que a Análise Gráfica está mais para a Psicologia, enquanto a Análise Técnica está mais para a Matemática.
A Análise Gráfica estuda o comportamento de massa, e usa basicamente o gráfico de preços e inferências sobre ele, como figuras gráficas, linhas de tendência, etc., na intenção de mapear o comportamento psicológico da multidão de investidores.
A Análise Técnica estuda o comportamento dos preços, e usa basicamente cálculos matemáticos e estatísticos sobre eles, resultando em indicadores técnicos como IFR, Macd, Médias Móveis, etc…
Eu me classifico como GRAFISTA – uma pessoa que usa a Análise Gráfica, e estuda psicologia de massa. Por quê? Porque o mercado é muito mais emocional do que racional. Temos provas concretas disso nesta crise de 2008.
E você? Já parou para pensar sobre isso? Não saber sobre isso é como entrar em um jogo de futebol sem saber em qual time está jogando…
Abraços!
Leitão
Leia também…
> O Camelô de Ações
Filed under: Análise de investimentos, filosofando, Iniciantes, Melhores artigos | 10 Comments
Tags:filosofando
Ótimo texto leitão!
Seu blog esta cada dia melhor.
Qual programa vc usa pra fazer a análise grafica? conhece algum gratuito?
Forte abraço
Oi Lúcia!
Obrigado! O retorno do pessoal está tão bacana que acabei tomando gosto pelo blog. É uma coisa que faço com grande satisfação!
Uso Metastock. Tentei achar algum gratuito para lhe indicar, mas assim rapidamente não consegui…
Veja esse:
http://www.grafix2.com/
Acho que funciona bem… Vou me informar mais sobre isso e aviso se conseguir.
Abraço e volte sempre por aqui!
Leitão
Leitão!!
Já que a colega Lúcia questionou, prosseguirei com o inquérito.
Quais indicadores lhe agradam mais? em qual configuração (tanto para especular, quanto para investimento…)? tenho percebido que os indicadores e osciladores que gosto bastante, não estão sendo efetivos ultimamente, justamente por isso, estou somente investindo e raramente especulando….grato!!!
Abraço!!!
Olá, Paulo!
Aí é que está… não uso indicadores técnicos como osciladores ou seguidores de tendência… eles fazem parte da Análise Técnica, e não da Análise Gráfica.
Vez em quando até dou uma olhada, mas não uso… eles mais atrapalham do que ajudam.
Quanto mais ferramentas usar, mais atrapalha seu emocional… pois quando uma está dando sinal de entrada, outra dá sinal de indecisão, e outra de saída… só servem para confundir a cabeça da gente… e as corretoras adoram isso – geram muitas ordens de compra e venda.
A Análise Técnica é baseada em matemática e estatística, e o mercado não é nadinha racional… é mais emocional… por isso ela funciona só na minoria das vezes. Você acerta algumas vezes, mas quando erra, devolve todo o lucro que conseguiu.
A Análsie Gráfica, por sua vez, é baseada em Psicologia de Massa, e você pode usar em tendência de alta, de baixa, de lado…. não importa qual tendência, não importam as notícias, não importa a crise… ela funciona pois permite ler o comportamento da massa, e não se baseia nem no passado nem no futuro, e sim no presente…
E o bom é que é útil tanto para Especuladores quanto para Investidores…
Abraço!
Leitão
Entendi!
vlw!