IBOV – Gráfico – 21-11-2008

21nov08

ibov-2008-11-21Olá, pessoal! Boa noite!

Hoje o mercado ficou super interessante. Por hora segue IBOV, PETR e Vale… estou de saída :-)

Amanha posto gráficos de mais ativos… tem uns muito interessantes.

Abraços!
Leitão



10 Responses to “IBOV – Gráfico – 21-11-2008”

  1. Boa leitão,minha análise inicial da crise dólar bateria 2,55 e ibov 24.5 ou seja 9600 dolarizados.(mas isso para 2009.)
    A correção foi acelerada,e os 9600 dolarizados podem chegar bem antes do previsto…
    Fiquei meio de mãos atadas, vc tem uma estimativa do ponto máximo de stress do índice ibov na crise? Qual sua sensação/perspectivas de MP?
    []´s e bom fim de semana.

  2. 2 Leitão

    Olá, Flávio!

    Por hora, a leitura é a que está no gráfico acima mesmo.
    Quanto a “sensação”, estou torcendo para essa crise financeira derrubar de vez os mercados. Parece que nos próximos 8 anos vão aparecer os novos milionários que souberam aproveitar o momento atual.

    Grande abraço!
    Leitão

  3. 3 El

    Boa tarde Leitão,
    alguns posts atrás, vc havia comentado que caso chegassemos em 22K as empresas estariam com preços tão baixos que valeriam menos do que tem em caixa, situação bem ilógica.

    Mas isso já aconteceu anteriormente? Houveram momentos na história em que isso aconteceu?

    Outro dia no forum alguem postou que a Vale tinha dinheiro em caixa suficiente para recomprar todas as suas ações se quisesse. Como chegar a esse calculo, onde encontrar tais dados? Um abraço.

  4. 4 Leitão

    Olá, El!

    Boa pergunta!

    Vamos ver como exemplo a Vale:
    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=VALE5&x=14&y=14

    Atualmente, ao preço de 20,75, a vale já está quase em seu Valor Patrimonial, que é 17,81. Ou seja, já está muito bom o preço, pois você vai pagar quase que simplesmente o que vale a empresa contando sua situação atual, isso sem contar sua marca e o que ela pode crescer no futuro. Com certeza o valor intrínseco dela é acima do que está sendo negociada hoje.

    Agora vamos ver o dinheiro que ela tem em caixa… grana líquida, cash! Ela tem 29,5 bilhões no bolso. Isso equivale a R$ 5,52 reais por ação. Com esse dinheiro, ela consegue comprar 26% de todas as ações em circulação!

    Todos esses números você obtém gratuitamente no site que citei acima. Não é preciso mais do que um pouquinho de matemática para fazer umas contas simples…
    Não é preciso nem mesmo entender muito de contabilidade não… bastam umas noções básicas e já vai chegar a essas contas com facilidade.

    Em outras crises fortes na história, aconteceram sim vários casos de empresas boas sendo vendidas a preços de banana… e tomara que nessa crise venha a acontecer isso também! :-)

    Abraços!
    Leitão

  5. 5 El

    Melhor explicação que esta é impossivel!

    Outra coisa: aparentemente os preços atuais já estão baixos, porém tudo indica que o pior da crise, ao menos na economia real ainda está por vir. Os preços atuais refletem mais a situação atual ou já estão precificando um cenário bem pior como esperado ( que pode nem ser tão trágico como se vem anunciando ) pelo mercado? Pergunto isso pois, caso eu esteja com a razaão, poderemos começar uma tendencia de alta antes da crise real terminar, certo? Ou só estou falando besteira? heheh

    Muito obrigado Leitão, um grande abraço!

  6. 6 Leitão

    Oi El!

    Bem, primeiro temos que diferenciar “queda” de “tendência de queda”. Queda é o que estamos vivenciando agora, só cai… Tendência de queda é quando o mercado fica oscilando durante meses e até anos e não sobe… Ou seja, tudo indica que vamos presenciar ainda a Tendência de queda durante meses ou mesmo anos… O mercado vai cair tudo que tem direito, depois vai ficar ameaçando subir e cair, ameaça subir e cai de novo… até que, um belo dia, começa fazer “escadinhas” de alta uma atrás da outra até romper o antigo Topo Histórico do IBOV… aí sim finalizou-se a Tendência de queda e voltamos a uma Tendência de alta… Por hora, toda alta será apenas repique da queda…

    Abraços!
    Leitão

  7. Leitão a tua análise quer dizer que as ações podem cair mais e dar pequenos repiques.Mas quem não quer perder dinheiro deve ficar fora por um tempo ou comprar agora para vender daqui a uns 5 anos. É quase isso?

  8. 8 Leitão

    Oi Laenir!

    Agora é a hora de construir patrimônio. Ir comprando aos poucos, uma vez por mês, e vender daqui a uns 05 anos na próxima euforia de alta.

    Resumidamente é isso.

    Abraço!
    Leitão
    PS.: Olha olha heim, não quero me sentir responsável por aconselhar terceiros a investir…. juízo! Estude e tome suas próprias decisões… não siga cegamente conselhos de ninguém, nem meus rsss :-)

  9. 9 laenirana

    Olá Leitão!
    Os teus gráficos são fáceis de entender para nós iniciantes.A aprendizagem vai acontecendo aos poucos. É
    importante entrar com pouco dinheiro e ir com calma.Isso eu fiz.Gostei da matéria sobre as dicas para iniciantes.Vale a pena ler.
    Laenir

  10. 10 Leitão

    Oi Laenir!

    Obrigado! Fico feliz por poder ajudar! Também aprendo muito com todo mundo que passa por aqui!

    Grande abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s