IBOV – Gráfico – 24-10-2008
24out08
O mercado está indo mesmo para o tiro de misericórdia, na faixa dos 70% de desvalorização. Após esse nível, historicamente, tende a desacelerar a queda. Por que? Porque simplesmente não tem lógica abaixo disso. Até uma criança sabe que as empresas valem pelo menos o dinheiro que têm em caixa.
Incrível o nível de preços a que podem chegar excelentes empresas. Oportunidade igual essa só de 100 em 100 anos!!
Abraços!
Leitão
Filed under: gráficos | 12 Comments
Tags:ibov
Oportunidade igual a essa só daqui a 100 anos!!!
Grande post….
Valores Patrimoniais e preços de mercado das empresas da minha carteira
CSN – 6,57 – 24,xx (CSNA3)
O preço desta mineradora foi o que mais caiu do setor.Seu preço chegou alcançar 92 reais nesse ano, porém, quando analisamos o preço patrimonial, verificamos a grande diferença.Seu preço de mercado sempre foi elevado pois ela é uma excelente pagadora de dividendos.Como estamos em expectativa de recessão, seu preço despencou devido a estimativa de redução de lucros, consequentemente, diminuição de dividendos aos acionistas. O P/D, desta empresa, já está em torno de 10, ou seja, caso não ocorra recessão em 2009, ou a empresa não sofra tanto, o pagamento de dividendos já está em 10% a.a., mas isso é só se não houver recessão.
Petrobrás – 14,75 – 19,xx (petr4)
Mercado Internacional reage muito mal a queda do petróleo, porém a venda de petróleo da petrobrás é puramente doméstica, e em relação ao Real, o barril do petróleo caiu de 186 para 150 reais, o equivalente a apenas 19%.Como as vendas de ações são em sua maioria dos investidores estrangeiros, que veem sua realidade em dólar, eles estão certos. Para o investidor brasileiro ela está em um preço acessível, caso ele seja um investidor em valor(valuation).
Vale do Rio doce – 14,20 – 23,xx (VALE5)
Mercado atingiu em cheio suas cotações sem nenhuma coerência, pois o ferro não caiu de preço, porém, os contratos de investimentos em dólar foi a maior preocupação.
Gerdau – 17,10 – 15,xx (GOAU4)
(primeira Blues abaixo do valor patrimonial, isto nunca aconteceu e a gerdau não aplicou em derivativos, a queda foi devido a grande baixa das commodities(140%), especificamente a do aço)
É comprar ou largar…
Saudades de você lá na comunidade amigo!!
Gostou do livro?
Abçs
Leitao,
chocolates x gilos
cogumelos x cogumelos
Sexta no conta corrente o analista terminou com o seguinte
!um tema ,uma palavra ; bolasa de valores x comprem
A duvida ; quais empresas perderiam menos se a crise continuar x quais teriam melhor recuperaçao
Deixo claro que vc pode orientar, porem a responsabilidade de investimento e de cada um
grato
Parabens pelas analises
Grande amigo, Alexandre!!
Bom te ver por aqui!
Ótimo comentario! Direto ao ponto! Obrigado! Enriqueceu ainda mais este post.
Também estou com saudades de participar mais nos fóruns, mas é que realmente estou sem tempo ultimamente.
Sobre o livro, parabéns mais uma vez! Já li sim e gostei muito. Tem um tom pessoal e passa um ar de investidor particular, o que acho muito legal, pois foge do tom “profissional” dos outros livros com ar de “verdade absoluta”.
Grande abraço!
Leitão
Olá, Alex R!
Obrigado!
Aquele comentarista do Conta Corrente (não me lembro o nome agora – um que usa gravata borboleta – ic!) é muito fraco! A preocupação dele é falar o que o povo quer ouvir, e não a verdade… Mas é normal, na área…
Sobre orientações, não é minha intenção. Minha intenção aqui é troca de idéias e registro de opinião pessoal, para fins de aprendizado mesmo. Sempre tento falar com o pessoal para tomar suas próprias decisões baseados em suas opiniões pessoais – e para isso é preciso muito estudo.
Abraço!
Leitão
É incrivel como existem Polianas neste mundo dos investimentos…
Ninguém nunca perde dinheiro… Eles “estão pensando a longo prazo”.
Nenhum país nunca se f#de… Ele está com uma “evasão de recurso para portos mais seguros”.
A bolsa nunca tritura as economias de ninguém… Afinal, se você não tirar o dinheiro nunca, jamais “realizará o prejuízo”.
E, a última que fala este post:
A economia nunca está afundando de vez. É apenas uma ótima “oportunidade de lucros”. Afinal, 90% das ações que você comprou custa quase zero agora…
…para os outros.
Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.
O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça.
Aí, o homem anunciou que agora pagaria $20 por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.
Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para $25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.
O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por $50!
Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.
Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões: “Olhe todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50 cada.”
Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente.
Eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados.
Agora você entendeu como funciona o mercado de ações????
Olá, Fundamir!
A história que você postou é muito boa! Já havia lido antes, acho que do Grafista_BsB, um cara muito bom de serviço e que fala as verdades nuas e cruas da bolsa.
É verdade. A imensa maioria, numa crise como essa, se dá mal mesmo. Não tem nada que console você assisir seu dinheiro perder 60, 80% de seu valor. Dizer que investir em ações é “longo prazo”, que você só perde se “vender”, etc… isso não serve para o novato (com menos de 5 anos de bolsa) que achava que era só comprar usando uma “técnica” qualquer e pronto.
E o que mais tem (ou tinha, antes da crise) eram os cantos-de-sereia, com a velha história e “longo prazo”, “análise técnica”, e o monte de enganações que o próprio mercado gera.
Agora, os cursinhos-enganadores vão sentir, as corretoras-irresponsáveis vao sentir, e as pessoas vão demorar anos para esquecer o trauma. Mas esquecem. E, quando esquecerem, vai voltar tudo de novo – os cantos-de-sereia vão voltar, as altas irracionais vão voltar, e uma nova geração de investidores-ingênuos vai alimentar tudo isso de novo.
Abraços,
Leitão
PS.: Uma nota rápida, para não ficar no ar uma questão: Para Investir-no-longo-prazo, dentre outras coisas, é preciso conhecimento de Análsie Fundamentalista e Estratégia de Alocação de Recursos. Se a pessoa é um investidor sem tempo e vontade de dedicar ao mercado de ações, então, pelo menos, é preciso Bom Senso, Simplicidade de Raciocínio e o principal, uma Estratégia de Alocação de Recursos – ai sim você não se preocupa com crises.
Oi Mirian,
Sou muito fã do seu trabalho e não sabia que vc entendia tanto de economia.
Bjos
Heheheheheh!!
Olá, Junior Maranhão! É brincadeira, não é?!
Não sou a Mirian Leitão não! Rssssssss
Um abraço e volte sempre ao blog!
Leitão (Eduardo Leitão)
Tava dando uma olhada nos posts passados e não pude deixar de dar uma risada sonora com o comentário do Junior Maranhao… Mirian Leitão foi demais!!! Hahahhahha ;-)
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Não pude me conter tambem!
Mirian……KKKKKKKKKKKK…
KKKKKKk boa!!!