Dois sócios

16out08

Olá, pessoal!

O texto abaixo foi extraído de uma tradução feita por SER- em sua página, do livro de Benjamin Graham “The Intelligent Investor”.

Abraços,
Leitão

“Imagine que você possua uma sociedade numa empresa que tenha lhe custado $1.000. Um de seus sócios, muito atencioso, chama-se Sr. Mercado (“Mr. Market”). Todo dia ele olha para você e diz quanto ele acha que vale a sua parte no negócio. E, pior ainda, ele faz uma oferta, para comprar a sua parte ou vender uma parte da dele a este preço. Algumas vezes, a idéia dele sobre o valor do negócio se parece bastante com a sua, após analisar as perspectivas futuras e o desempenho e da empresa. Outras vezes, o Sr. Mercado deixa o entusiasmo ou o medo tomar conta dele, e a proposta que faz a você ou se parece infantil ou idiota demais.

Se você é um investidor prudente ou um homem de negócios sensato, deixaria a oferta do Sr. Mercado influenciar o seu ponto de vista sobre o valor dos $1.000 que você pagou pelo negócio? Somente nos casos em que você concordar com o preço dele ou estiver disposto a fazer negócios com ele. Você ficaria muito feliz de vender quando ele fizer uma oferta a preços ridiculamente altos ou comprar quando os preços dele estiverem demasiadamente baixos. Mas, no resto do tempo, você ficará melhor se for esperto e formar sua própria idéia do valor daquilo que você tem, baseada nos resultados divulgados pelas companhias sobre suas atividades e saúde financeira.

É assim que se sente o verdadeiro investidor quando possui uma carteira de ações. Ou ele tira proveito das cotações diárias ou as ignora, de acordo com suas avaliações e desejos. Ele deve ter conhecimento dos grandes movimentos do mercado financeiro porquê de outra forma não teria como tirar proveito de suas próprias avaliações. O investidor deve interpretar atentamente os sinais enviados pelo mercado, mas com uma percepção aguçada. Isso, em português bem claro quer dizer que, ele não deve vender quando os preços caírem temendo que alguma coisa pior possa acontecer. No nosso ponto de vista, estes sinais atrapalham da mesma forma que ajudam. De uma forma geral, as flutuações de preço só tem um significado para o verdadeiro investidor. Elas oferecem a ele uma oportunidade ímpar para comprar inteligentemente quando os preços caírem bastante e vender inteligentemente quando eles subirem bastante. Em todas as outras oportunidades o investidor fará muito melhor se prestar atenção no seu retorno em dividendos e nos resultados operacionais de suas companhias.”



2 Responses to “Dois sócios”

  1. 1 Dr. Investidor

    Da forma como foi colocada a participação do investidor, parece que o mercado de ações somente deveria ser operado por profissionais do setor………..como fica a situação do pequeno investidor? Este último deve confiar seu $$$ aos analistas do mercado e à sua corretora ou deve seguir seus próprios instintos, obviamente baseado em um mínimo de conhecimento e análise, ainda que superficial, da saúde financeira das empresas da qual é sócio acionário?

  2. 2 Leitão

    Olá, Dr.Investidor!

    Boa questão!
    O mercado de ações exerce um grande fascínio no público.
    A verdade é que o retorno de seus investimentos é proporcional à sua dedicação em aprender a investir.

    Quem não tem tempo, gosto ou paciência por investir, acaba por ter que se contentar com a média do mercado, seguindo o índice (na alta e na baixa também), ou a renda-fixa, ou investir em imóveis e receber seus aluguéis, etc…

    O pequeno investidor pode e deve investir, mas deve também buscar educação adequada, mesmo que minimamente. Isso vai evitar perdas e talvez garantir um retorno razoável.

    Mas, para retornos acima da média, não existe mágica, é preciso estudo e dedicação. Não é difícil não, mas também não é tão moleza assim.

    Grande abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s