IBOV – Gráfico Histórico desde 1963 dolarizado

11set08

Olá, pessoal!

Este gráfico, fornecido pela Enfoque, é um excelente resumo histórico de nossa trajetória em bolsa desde 1963 pra cá… Uma verdadeira aula de história!

(No topo do gráfico você pode incluir um canal, além de traçar os períodos de alta e baixa. Depois, passando o mouse sobre várias partes do gráfico, aparecem os comentários)

Diversas interpretações podemos dar aos dados apresentados neste gráfico. Lá temos o crescimento do PIB em cada período, os principais fatos que marcaram cada ano, os governantes, os planos de governo, as crises econômicas, etc.

Minhas conclusões:

a) No longo prazo, o mercado sempre cresce. Por quê? Porque as empresas crescem, a população cresce, as economias sempre crescem. Se não fosse assim, a história da humanidade seria o inverso. Começaríamos hoje com aviões e daqui a 100 anos andaríamos de Carro-de-boi.

b) Mas… ao longo da média de crescimento, o mercado pode estar exageradamente alto ou baixo.

c) O que foi observado no ítem-a, acontece independente das notícias, dos governantes, etc… O mercado cai porque está muito alto (acima da média) e sobre porque está muito baixo, abaixo da média. Simples assim!

Mais conclusões:

a) Todos os períodos de baixa corrigiram em média a metade do período de alta;

b) Um ciclo de baixa dura anos até voltar ao seu Topo Histórico;

c) Sem uma análise mais cuidadosa, este gráfico pode levar você a conclusões enganadoras, por exemplo:

c-1) Índice é uma coisa, empresa é outra – a composição do índice varia, e em cada período existem as ações que são mais representativas na época. Por exemplo, hoje, PETR e VALE são as mais representativas. Se as duas caírem, levam todo o índice junto, independente de outras empresas estarem com desempenho melhor.

c-2) Por exemplo, durante o período de baixa apresentado no gráfico, que vai de 1997 a 2002: Neste período, a Weg e Itausa tiveram desempenho bom, de crescimento, enquanto o Banco do Brasil e a Cemg foram bem mal. Ou seja, mais uma vez a análise fundamentalista sai na frente. Comprar empresas com bons fundamentos a preços justos é uma grande segurança, ao passo que comprar empresas da moda a preços altos pode ser altamente perigoso.

d) Seguindo esse raciocínio, investir em fundos de ações desses “comuns” que encontramos na prateleira de nosso banco favorito, que geralmente só faz acompanhar o índice, é altamente perigoso.

e) Melhor então buscar por fundos Valuetion (Value Investing) e prestar atenção aos Dividendos.

f) Investir “a longo prazo” na bolsa, sem ter noção disso tudo que foi observado antes, pode ser lastimável! Imagine seu estado psicológico ao ter que agüentar 10 anos até reaver seu capital. Por isso é importante fazer o “Money Management” e estudar antes de entrar no mercado como um leigo.

Abraços,

Leitão



13 Responses to “IBOV – Gráfico Histórico desde 1963 dolarizado”

  1. 1 Z

    Achei brilhante sua análise.
    A questão é: E quando você investe com ojetivos de longo prazo nas maiores empresas do Brasil (Petrobras e Vale) e vê seu patrimônio reduzir-se em 30%? Haja coração.
    Saudações

  2. 2 Leitão

    Olá, Z!
    Obrigado!

    Bem, resumindo, você comprou boas empresas, mas pagou caro por elas. Simples assim.
    O grande negócio é comprar boas empresas, mas pagar o preço justo por elas, ou, melhor ainda, pagar um preço abaixo do preço justo.

    Abraço,
    Leitão

  3. 3 Anônimo

    muito bom msm leitao
    a sua conclusao (A)esta de parabens,muito aproveitativo oq v escreveu!!!!
    realmente a logica e comprar na baixa e vender na alta,mas nao é o q realmente acontece.e qndo vem uma queda como essa pega todos de surpresa
    a hora de se comprar papeis de alguma empresa e qndo todo mundo esta falando q nao é hora de comprar esse sim e o momento ideal e pelo visto ja esta ficando assim…

  4. 4 Vitor

    Muito bom! Ainda não tinha lido esse post =)

  5. 5 leandro

    muito bom, mais pelo que interpretei o grafico, entao estamos longe do fundo?

    abraços

  6. 6 Leitão

    Oi Leandro!

    Este gráfico foi postado a 03 anos atrás, veja este aqui mais recente que é melhor:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/01/24/ibov-23-01-2012-historico/

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 leandro lopes

    Boa noite leitao,
    sou novo aki ainda ,e essa dúvida ainda persiste… pq entrei no link abaixo, que eh do grafico da enfoque atualizado(2012) e mesmo em 2012 ainda continua longe do fundo canal( eles traçam um canal de alta desde 1960) e o grafico que vc traçou vem desde 1994 e no seu gráfico percebesse que estamos no fundo….pq há essa diferença entre os gráficos?? oq eh correto analisar??? desculpe pela pergunta de iniciante….

    Abraços

    link a baixo: site enfoque
    http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx

  8. 8 Leitão

    Oi Leandro!

    Está diferente mesmo. O gráfico da Enfoque, dolarizado, serve como ilustração histórica dos fatos marcantes em cada período. Mas para análise gráfica o melhor é usar o gráfico IBOV sem dolarizar, pois com o fim da hiper-inflação fica melhor analisar o IBOV diretamente em real, e como é longo prazo, em escala semi-log.

    Sempre ao olhar um gráfico eu também olhos os Fundamentos do mercado, a parte financeira das empresas e as relações entre Preço/Valor. Assim colocamos lógica nos movimentos dos preços. Por exemplo: não tem lógica o mercado cair vertiginosamente como no gráfico da Enfoque atual, pois senão as empresas estariam sendo dadas de graça, e o capitalismo teria acabado.

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 leandro lopes

    Muito boa a explicação.

    Obrigado Leitao

  10. 10 João Mota

    Show esse gráfico do IBOV dolarizado, Leitão… Muito bom mesmo… Estou seguindo os seus ensinamentos e tendo excelentes resultados… Olhando do alto como uma águia sempre… abraços… muito obrigado

  11. 11 Leitão

    Beleza, João! É isso aí! Tem muito conteúdo bom por aqui e aos poucos vai enxergando cada vez mais alto!

    Grande abraço!
    Leitão


  1. 1 IBOV - Gráfico - 24-10-2008 « LEITÃO EM AÇÃO
  2. 2 A busca por altas rentabilidades é uma das principais causas de resultados abaixo da média | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s